domingo, 2 de dezembro de 2007

LA POESIA VISUALE DI
FERNANDO AGUIAR
Ainda não tinha aqui referido a Tesi di laurea in Lingua e Letteratura Portoghese intitulada “La Poesia Visuale di Fernando Aguiar” que Laura Bilanceri, estudante da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Florença fez em 2005 sobre o meu trabalho, sob orientação do Prof. Piero Ceccucci.

A tese, com 236 páginas, começa com um estudo sobre a Poesia Visual Portuguesa dividido em duas partes: a primeira de 1960 a 1980 e a segunda no período compreendido entre 1980 e 2005. O terceiro capítulo trata da minha biografia e finalmente a Laura Bilanceri faz um estudo que abrange toda a minha produção poética nos diversos suportes e formas expressivas: poesia experimental, poesia visual, instalação poética, performance, fotopoesia, pintura, textos teóricos e toda a actividade relacionada com as exposições, Festivais, antologias e colectâneas de Poesia Visual Portuguesa que organizei em vários jornais e revistas culturais portuguesas e estrangeiras ao longo de mais de 20 anos.

Inclui cerca de 110 imagens e dezenas de poemas experimentais, (sendo algum desse material inédito), assim como a tradução de uma dezena de poemas em italiano feita pela autora. Efectuada de uma forma bastante organizada e com um trabalho de pesquisa intenso e rigoroso (a Laura esteve em Portugal cerca de 3 meses para desenvolver a sua pesquisa sobre a poesia visual e sobre o meu trabalho), não deixa de ser curioso que a única tese sobre a minha obra tenha sido realizada em Itália.

Ou talvez não, se considerarmos que a maior parte das teses de licenciatura, mestrado e doutoramento feitas sobre a Poesia Visual Portuguesa ou sobre algum dos seus intervenientes têm sido realizadas no estrangeiro, sobretudo no Brasil, onde existem vários trabalhos sobre o assunto.

Fernando Aguiar, S/ Título, colagem s/pinho, 90x66,5 cm, 2001

Sem comentários: