sábado, 19 de abril de 2008

PERFORMANS ZAMANI’ 08
Entre os dias 21 e 30 de Março realizou-se em Istambul o Festival PERFORMANS ZAMANI’ 08 no espaço Galata Perform, situado no centro desta curiosa e bonita cidade turca, com uma enorme avenida central sempre apinhada de gente, onde de tempos a tempos passa um velho eléctrico a apitar constantemente para abrir espaço por entre a multidão compacta, numa prova de extrema paciência por parte do condutor da dita relíquia…
Durante esses dias realizaram-se cerca de cinco dezenas de performances, quase todas de artistas turcos (que eu desconhecia completamente) e, nos últimos dias, também por alguns estrangeiros.
A ideia com que fiquei foi que os performers turcos ainda estão à procura de uma linguagem própria e que o seu trabalho ainda é algo incipiente. Mas pode ser apenas uma ideia superficial, visto não ter assistido aos trabalhos dos primeiros dias.
O Festival foi coordenado pela performer Deniz Aygün e daquilo que vi destacaria os trabalhos da israelita Lior Amir Kariel, do grupo de New Castle liderado por Carole Luby, da libanesa Maya Zbib e, já agora, a minha apresentação, que foi bastante apreciada...
Lior Amir Kariel
Carole Luby
Maya Zbib

Sem comentários: