quinta-feira, 19 de junho de 2008

ITCA 2008 INTERNATIONAL TRIENNALE OF CONTEMPORARY ART

Teve início no dia 3 de Junho e vai estar patente até 14 de Setembro a primeira Trienal Internacional de Arte Contemporânea, na National Gallery, em Praga, na República Checa.

São 181 artistas de diversas nacionalidades convidados por 18 comissários internacionais, que apresentam as suas obras de instalação, fotografia, escultura, pintura, video, e que ocuparam 3 dos 6 andares do enorme edifício do Veletrzní Palác, com 9.000 m2 de área expositiva.

Logo à entrada, os visitantes são recebidos por uma instalação do artista fluxus e director da National Gallery Milan Knízák em homenagem a Marcel Duchamp, a quem esta primeira Trienal foi dedicada, e que tem como mote “Re-Reading the Future”, colocando questões como “A arte é um luxo ou uma necessidade?”, “É possível viver sem arte?” “A arte tem sentido?” ou “Arte como uma nova identidade”.

No dia 2, durante a inauguração oficial que teve a presença de centenas de convidados, realizaram-se 3 performances, uma das quais a minha, cujo resultado ficou exposto como uma instalação “in situ”.

O comissário Carlos Cabral Nunes optou por levar a Praga uma espécie de “exposição antológica” do meu trabalho, com instalação, videopoemas e videoperformances, pinturas, poemas conceptuais e uma performance. Algumas fotos:

"Contratexto ou Anti-Romance com Personagens II", 300x200x110 cm, 2008
"Action Sonnet", 2008

1 comentário:

Dolfo disse...

Muito Bom em Fernando!

Parabéns!