terça-feira, 8 de julho de 2008

CATÁLOGO ITCA 2008 INTERNATIONAL TRIENNALE
OF CONTEMPORARY ART
Merece aqui uma referência especial o catálogo da ITCA 2008 – INTERNATIONAL TRIENNALE OF CONTEMPORARY ART, patente na National Gallery em Praga. Com 530 páginas, que documentam as obras de todos os artistas participantes, proporciona uma interessante amostragem da arte contemporânea internacional.
O catálogo está dividido por secções (uma por cada comissário convidado) que começam com um texto do mesmo sobre a temática da Trienal - “Re-Reading the Future” - seguida de uma abordagem à obra dos artistas que convidaram.
No caso de Portugal, Carlos Cabral Nunes termina o seu discurso sobre o meu trabalho, dizendo que “Fernando Aguiar, com vasto percurso e sólido labor artístico, confronta-nos com a multiplicidades de caminhos possíveis partindo da poesia. Com recurso à pintura, ao video e a múltiplos objectos de forte componente simbólica vai criando, com rigor construtivo quase clássico, lexical e gramaticalmente um novo olhar sobre a vida, que nos desafia, nos confronta, nos alerta para os riscos do imobilismo, nos persuade à acção”.
Uma das vantagens deste catálogo é que, apesar de não estar disponível na sua versão integral, pode ser consultado virtualmente em http://www.ngprague.cz/itca/14.html e dá, pelo menos, para ter uma ideia das obras apresentadas e de outras realizadas anteriormente pelos mesmos artistas.
Fernando Aguiar, "TGV Light", 2005-2006

Sem comentários: