terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CARTOGRAFIA DA LIBERDADE

(NO ROOM FOR MORE)
Inaugurou na Perve Galeria, no dia 15 de Janeiro, a exposição “Cartografia de Liberdade (no room for more), que reúne cerca de 90 obras de Fernando Aguiar e de Gabriel Garcia, comissariada por Carlos Cabral Nunes.
No texto do desdobrável refere-se que esta exposição “…constitui a primeira apresentação pública conjunta destes dois artistas que têm em comum, para além de terem feito o seu percurso académico nas Belas-Artes de Lisboa, uma obra pictórica ampla que se apropria de mensagens poéticas e faz da escrita parte integrante da sua formulação narrativa muito peculiar. Isto e um sentido de liberdade, explorando os limites conceptuais e formais da construção plástica que ilustra um vigoroso sentido de criação artística comum a Fernando Aguiar e a Gabriel Garcia, autores que, em Junho passado, foram integrados em dois projectos distintos de curadoria apresentados na Trienal de Arte Contemporânea de Praga."
“Claro que na história particular de cada autor podemos encontrar muitos elementos dissonantes, vários pontos de acentuada divergência. Neste caso, desde logo porque são de gerações separadas por mais de vinte anos. Depois porque, em Fernando Aguiar, a sua linguagem resulta mais da proposta Fluxus do que da construção alegórica surrealizante que podemos identificar na obra de Gabriel Garcia. (…) “Pode dizer-se, sem excesso, que da “Fonte” (Marcel Duchamp) saíram, jorrados, Fluxus e Surrealismo. Que dessa mesma “fonte” se (a)guardam traços indisciplinadores capazes de produzir salas fechadas e fachadas impossíveis de descrever mas fundamentais de se ver para que percebamos do que falam, quando falam, estes artistas que descodificam a liberdade e lhe fizeram um mapa onde não há lugar para mais.”
A exposição está aberta até ao dia 21 de Fevereiro de 2ª a Sábado, das 14.00 até às 20.00 horas, na Rua das Escolas Gerais, Nº 17, 19 e 23 em Lisboa. Para mais informações, consultar o site http://www.pervegaleria.eu/

1 comentário:

Leo Lobos disse...

mis saludos y felicitaciones Fernando desde el sur de América, un abrazo desde Santiago de Chile

Leo Lobos