terça-feira, 10 de março de 2009

FESTA

(DIA DA COISA)
João Garcia Miguel estreou-se como director artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras com esta Festa (Dia da Coisa) realizada no dia 7, e que foi realmente uma festa, com múltiplas actividades apresentadas em vários espaços do Teatro-Cine, no espaço “Transforma” e na Cooperativa de Comunicação e Cultura, com quem juntamente com o Manoel Barbosa, organizei PERFORM’ARTE – I Encontro Nacional de Performance, em 1985.
Curiosamente, ainda hoje muita gente em Torres Vedras se lembra desse Encontro que, na altura, foi bastante polémico, com os mais jovens a favor, mas também muita gente contra. Interessante foi verificar que estudantes do ciclo e do secundário da altura, hoje adultos, referem-se ao encontro de Performance como algo que os marcou pela positiva e que recordam com satisfação.
“Transforma” tem sido um dos espaços culturais que em Torres Vedras tem apresentado performances com uma certa regularidade, e esse espírito mais vanguardista renasceu agora nesta Festa “da Coisa”. E que continuará, com certeza.
Com espaços dedicados ao video e três palcos em permanente actividade e muita animação, foram apresentadas leituras de poesia, música, dança, e teatro por vários autores, entre os quais Diogo Dória e Regina Gaspar, Sara Ribeiro e Isa Araújo, Telma Santos, João Pedro Santos, Fernando Aguiar, Ana Rosa e Daniel Coimbra e Bárbara Fonseca.
Parabéns ao João Garcia Miguel pelas novas funções, e também à sua equipa pelo profissionalismo demonstrado.

Sem comentários: