domingo, 12 de abril de 2009

TROPOFONIA
TROPOFONIA é um programa que passa na rádio UFMG EDUCATIVA 104.5, da Universidade de Minas Gerais, e assume-se como “um laboratório de sons e palavras”.
Programa de experimentação sonora, nasceu na cidade de Rosário, na Argentina, em Fevereiro do ano passado, e passou a ser igualmente apresentado em La Paloma, no Uruguai, tendo ambos os programas uma frequência semanal.
TROPOFONIA Belo Horizonte começou a ser apresentado no dia 6 de Abril, dedicado à autora argentina Alejandra Pizarnik, assumindo-se assim como a terceira sede deste programa cultural, em simultâneo com os países já referidos.
O segundo programa de TROPOFONIA Belo Horizonte ser-me–à dedicado e vai para o ar amanhã, dia 13, entre as 23.00 e as 24.00, isto é, entre as 3.00 e as 4.00 horas de Lisboa. O programa foi gravado no final de Março, e tive a oportunidade de dar uma pequena entrevista, e colaborar na leitura colectiva do meu poema “Problemática da Dificuldade”.
Segundo os autores de TROPOFONIA, Sebastián Moreno, Laia Ferrari e Wilmar Silva, “Cada edição é dedicada a um autor-criador de todas as áreas: poesia, literatura, teatro, música, cinema. Um ensaio sonoro que apresenta a vida e a obra do autor na mutação das vozes, interpretadas com a liberdade livre. Utilizando as nossas vozes que se multiplicam e querem pensar de dentro das próprias palavras, sendo as palavras-vozes que o autor sentiu, pensou e escreveu. Experiências que se cruzam na fusão das línguas espanhola e portuguesa. Além de recursos possíveis ao rádio, realizamos a leitura de uma obra de arte que acontece nas ondas dos sentidos vocais, recriando a comunicação a partir de um laboratório de sons ao vivo e em cores”.
“TROPOFONIA – uma experiência de trabalho coletivo que revela a criação artística nas ondas do ar, a poiesis de uma experimentação, produção e circulação da poesia em estado de vozes”.
Os próximos programas são dedicados a Leo Masliah (Uruguai) e ao poeta brasileiro Affonso Ávila. Para ouvir em directo, clicar em: http://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml
.
PROBLEMÁTICA DA DIFICULDADE
.

está difícil. está muito difícil.
está mesmo muito difícil. es
tá realmente mesmo muito
difícil. não há dúvida que est
á realmente mesmo muito di
fícil.
.
está difícil. está muito difícil.
está muito mais difícil, está
mesmo muito mais difícil. es
tá realmente mesmo muito m
ais difícil. não há dúvida que
está realmente mesmo muito
mais difícil.
.

está difícil. está muito difícil.
está ainda mais difícil. está a
inda muito mais difícil. está
mesmo ainda muito mais dif
ícil. está realmente mesmo ai
nda muito mais difícil. não h
á dúvida que está realmente
mesmo ainda muito mais dif
ícil.
.

está difícil. está muito difícil.
está cada vez mais difícil. est
á cada vez ainda muito mais
difícil. está mesmo cada vez
ainda muito mais difícil. está
realmente mesmo cada vez a
inda muito mais difícil. não h
á dúvida que está realmente
mesmo cada vez ainda muito
mais difícil.
.

para quem julga que estou a e
xagerar, não digo apenas que
não há dúvida que está realme
nte mesmo cada vez ainda mu
ito mais difícil. nem que está d
ificílimo. está dificilíssimo !
.

Fernando Aguiar, "Problemática da Dificuldade", 1988

Sem comentários: