sábado, 2 de maio de 2009

MAN GALLERY

Nenad Bogdanović
Conheci o Nenad Bogdanović no Japão, em 1997, quando ambos participámos no NIPAF’97 – The 4th Nippon International Performance Art Festival”, em Tóquio, em Hiroshima e em Nagano.
Apesar de já realizar performances desde 1981, este artista sérvio começou em 1993 a apresentar uma série de intervenções onde se assumia como Man Gallery, isto é, onde outros artistas e público podiam utilizar o seu corpo como local para intervir ou “expor”.
Ou, como ele próprio diz, “I AM A NETWORKER GALLERY BY THE NAME OF NENAD BOGDANOVIC. MY BODY IS A NETWORKER GALLERY. MY BODY IS A SPACE FOR EXHIBITION OF ARTISTIC WORKS. MY BODY IS A SPACE FOR THE INSTALLATION OF EXHIBITIONS. I AM A GALLERY.”
Foi o que aconteceu comigo: em Hiroshima, o Nenad convidou-me para realizar uma performance na sua “galeria”, o que fiz também mais tarde, em Nagano, cidade onde nesse ano se realizaram os Jogos Olímpicos de Inverno.
O Nenad Bogdanović publicou recentemente um catálogo que reúne 15 anos de performances como Man Gallery no qual inclui fotografias de 64 dessas intervenções e textos de alguns artistas que “utilizaram” a sua galeria: Raimondo Del prete, Paolo Barille, Emilio Morandi, John Held Jr., Shozo Shimamoto, Fernando Aguiar, Julien Blaine, Wladislaw Kazmierczak, Roddy Hunter e Andrej Tisma, entre outros.
Regressando às minhas acções na Man Gallery, fiz um pequeno relato no texto que escrevi para o catálogo, que passo a transcrever numa tradução bastante livre para o português: “…Nos primeiros dias em Hiroshima visitámos o Peace Memorial Museum e ficámos todos bastante impressionados com o holocausto e as suas consequências. Uma das coisas que mais me impressionou foi a “black rain” que caiu sobre Hiroshima nos dias a seguir à explosão da bomba nuclear. E decidi fazer uma homenagem a Hiroshima usando uma das formas mais tradicionais da poesia japonesa – o haiku – e o tema da “black rain”. Sobre o corpo do Nenad Bogdanović escrevi com letras autocolantes um haiku vertical intitulado “Colour Rain for Hiroshima”, com 5/7/5 letras coloridas em sinal de esperança.”
“Dias depois, Seiji Shimoda convidou-nos a fazer uma outra apresentação em Nagano. Dessa vez criei uma instalação poética com diferentes letras coladas no corpo do Nenad. Foram duas experiências bastante interessantes, porque nunca tinha exposto numa “galeria” tão peculiar.”
O catálogo, numa edição de 300 exemplares, pode ser pedido directamente ao editor (Multimedial Art Studio): mangallery@ptt.yu
Fernando Aguiar e "Man Gallery", "Colour Rain for Hiroshima", 1997
Fernando Aguiar e Nenad Bogdanovic, "Poetical installation", 1997

Sem comentários: