terça-feira, 9 de junho de 2009

MINIMAL POEMS (II)
O poeta canadiano Derek Beaulieu, um dos editores da revista “Filling Station”, convidou-me para fazer um “chapbook” com poemas visuais na sua Nº Press.
Enviei-lhe uma série de pequenos poemas que não tinham sido incluídos no livro “Minimal Poems”, publicado em 1994 pela editora alemã experimentelle texte, de Siegen, entretanto desactivada. O Derek seleccionou e organizou-os como entendeu, resultando um pequeno mas bonito livrinho de 16 páginas, com uma tiragem de apenas 30 exemplares manufacturados.
Estas pequenas edições alternativas são bastante comuns no Canadá, onde muitas vezes são produzidas verdadeiras obras de arte. Ao longo dos anos conheci várias destas “small” editoras que publicam sobretudo trabalhos com uma forte componente visual, sem qualquer procura da parte do público leitor, excepto o especializado e amante destas “preciosidades” bibliográficas. Felizmente tenho várias dezenas de obras com estas características na minha colecção de poesia visual.
Sem me ter informado, o Derek Beaulieu intitulou o livro de “Minimal Poems”, ao que eu lhe acrescento o (II), considerando o livro já publicado na Alemanha com esse título. Enfim, falha minha, que devia ter previsto essa coincidência… resta acrescentar que estes poemas foram escritos entre Dezembro de 1990 e Janeiro de 1991.

2 comentários:

Márcio-André disse...

Fernando, Belíssimo esses poemas. Sigo admirando.
abraços

Márcio-André disse...

Fernando, Belíssimos esses poemas. Sigo admirando.
abraço forte do Rio