quinta-feira, 30 de julho de 2009

WORLD CERAMIC BIENNALE KOREA
(International Performance Art Show)
A pequena cidade de Icheon, a cerca de 100 km a sul de Seul foi palco de uma grandiosa Bienal Internacional de Cerâmica – World Ceramic Biennale Korea 2009 - realizada num enorme Parque temático totalmente dedicado à cerâmica (aliás toda a cidade está direccionada para esta actividade, com inúmeras lojas e fábricas dedicadas a este tipo de artesanato).
O Parque alberga 3 Museus dedicados à cerâmica, desde a tradicional à mais contemporânea, passado pela utilitária, tem várias dezenas de esculturas e instalações realizadas em material cerâmico espalhadas pelo Parque e à volta de um enorme lago que se encontra logo à entrada.
Tem ainda um anfiteatro, e durante o período da Bienal, 4 pavilhões que albergaram uma Feira de artesanato com todo o género de objectos, vários restaurantes, ateliers que estavam sempre cheios de crianças e jovens a realizarem as suas peças, sob a coordenação de monitores, e uma enorme quantidade de visitantes durante todo o dia.
Foi neste contexto que se realizou o International Performance Show “Ceramic Passion”, isto é, um festival de Performance integrado na Bienal cuja temática andava precisamente à volta da cerâmica: o fogo, a terra e a água.
Por indicação de O-Bong Hong, um destacado performer coreano que conheci no Japão em 1997, foram convidados cerca de 30 performers, 9 dos quais estrangeiros: André Stitt, Irma Optimist, Richard Martel, Fernando Aguiar, Huang Rui, Wen Lee, Chupon Apisuk, Roy Maayan & Anat Katz.
Dos artistas coreanos podem-se referir, para a além de O-Bong Hong, o comissário do festival, Jin Sup Yoon, e Yeo-Hyun Kwon, Neung-Kyung Seong, Yong-Gu Shin, Young-Chul Shim e Kun-Young Lee.
É preciso não esquecer o excelente trabalho de organização de Jisun kim e da sua incansável equipa, para que as cerca de 12 performances que decorriam todas as tardes corressem bem. E (de)correram.
Huang Rui
Irma Optimist
Neung-Kyung Seong
Jin Sup Yoon
Fernando Aguiar
O-Bong Hong

1 comentário:

Leo Lobos disse...

Fantástico encuentro intercultural, amigo mis saludos afectuosos y fraternos desde Santiago de CHILE.

Bravo por su labor y su trabajo creativo que traspasa las fronteras
humanas.

Abrazo desde el sur del mundo,

Leo Lobos