sábado, 19 de setembro de 2009

EL ARTE DE LA PERFORMANCE
EL ARTE DE LA PERFORMANCE – Elementos de Creación é o título do livro que Bartolomé Ferrando publicou recentemente, pelas Ediciones Mahali, de Valencia.
Bartolomé Ferrando é professor titular de performance e arte intermédia na Faculdade de Bellas Artes de Valencia, e um dos mais destacados poetas visuais e performers contemporâneos, tendo participado em inúmeros Festivais de Poesia e de Performance em variadíssimos países.
O livro reúne 10 textos sobre os diversos aspectos relacionados com a arte da performance, sobre o espaço, o tempo, o corpo, a reapresentação, a ideia, a componente sonora, o contexto, etc., numa linguagem directa e concisa, não perdendo a perspectiva histórica e contextualizando este tipo de arte com os movimentos que a precederam como o futurismo, o dadaísmo, a body-art, happening, Gutai, Zaj e o movimento Fluxus.
Este importante livro para quem se interessa pela temática, termina com uma pequena antologia de fotografia de várias performances de Joel Hübaut, Lee Wen, Artur Tajber, Elvira Santamaria, Esther Ferrer, Julien Blaine, Seiji Shimoda, Richard Martel, Giovanni Fontana, Boris Nieslony (foto da capa), Alastair MacLennan, Roi Vaara, ou Monika Günther & Ruedi Schill, incluindo uma fotografia da performance que realizei em Tokyo, durante o NIPAF’97 – The 4th Nippon International Performance Art Festival.
Fernando Aguiar, "Vocal & Visual Sonnets", Metropolitan Art Space, Tokyo, 1997

1 comentário:

karlotti disse...

Uso este medio para hacerte llegar nuestra propuesta para que estes presente en la SEMANA DE POESIA SALVAXE, que en abril, por tercer año, se llevara a cabo en Ferrol(Galiza)
Perdona lo mal escrito que esta todo pero si llega a tus manos...
Estimado amigo, la lectura de algunos poemas tuyos nos ha impresionado. Estas letras son para contactar contigo y proponerte la participacion en unas jornadas donde la poesia es la materia prima, la palabra encarnada, en las calles de Ferrol.
Seria para el proximo mes de abril. A mediados del mes. Cuatro dias durante los cuales diez poetas tomaran las calles y los rincones publicos. Aqui te envio informacion de esta SEMANA DE POESIA SALVAXE.
A la espera de noricias tuyas
un abrazo cordial
Salud y conocimiento
karlotti


Caro amigo, lendo alguns de seus poemas fomos impressionados. Esta carta é para contatá-lo e propor-lhe a participação em uma conferência onde a poesia é o sujeito absoluto, o Verbo encarnado, nas ruas de Ferrol.
Seria para o próximo mês de Abril. Por meados do mês. Quatro dias durante os quais dez poetas tomaram as ruas e locais públicos. Aqui você enviar esta informação Salvaxe Poetry Week.
Enquanto se aguarda o seu noticias
à espera de ouvir de você opinion sobre a proposta
Caloroso abraço
Saúde e conhecimento

Caro amigo, lendo alguns de seus poemas foram impressionado. Estas cartas são para contatá-lo e propor-lhe a participação em uma conferência onde a poesia é o sujeito absoluto, o Verbo encarnado, nas ruas de Ferrol. Seria para abril próximo. Por meados do mês. Quatro dias durante os quais dez poetas tomaram as ruas e locais públicos. Aqui você enviar esta informação Salvaxe Poetry Week. Noricias pendência seu
caloroso abraço
Saúde e do conhecim

karlotti