terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TUDO POR TUDO
Posso dizer que este ano termina em beleza do ponto de vista artístico: nesta última semana foi publicado o livro “TUDO POR TUDO” no Brasil, inaugurou a exposição “EN LOS OJOS DE LA POÉTICA”, em Madrid, no mesmo dia em que foi lançado o livro “IMAGINANDO LA POÉTICA”, com alguns dos trabalhos expostos e outros inéditos.
Mais tarde falarei da exposição e do livro de Madrid (e também da leitura durante a inauguração), mas por enquanto fiquemos no “TUDO POR TUDO”.
O convite partiu do poeta e agitador cultural Floriano Martins que dirige a colecção “Ponte Velha” da editora Escrituras de S. Paulo, colecção fundada por António Osório e por Carlos Nejar, um simpatiquíssimo poeta que conheci em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em 1996. A colecção tem por objectivo divulgar escritores portugueses no Brasil, conta com o apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, e já publicou obras de Ana Hatherly, Nicolau Saião, Maria Estela Guedes, Pedro Tamen, Casimiro de Brito, João Barrento, Luís Carlos Patraquim, Luiz Pacheco, Nuno Júdice, Dalila Teles Veras, Rosa Alice Branco, António Teixeira e Castro, António Ramos Rosa e Luiza Neto Jorge, entre outros.
A sugestão do Floriano é que o livro incluísse poesia verbo-experimental, poesia visual, uma entrevista e pequenos textos de outros autores sobre o meu trabalho, ao que eu acrescentei fotografias de instalações, livro-objecto, performance, escultura e fotopoesia, o que permite uma visão mais alargada daquilo que tenho feito.
A entrevista foi realizada pelo Wilmar Silva e a “fortuna crítica” é de autoria de Luís Fagundes Duarte, Paulo Cheida Sans, Natacha Narciso, J. Seafree, Alberto Pimenta, J. Medeiros, Augusto Corvacho, Carlos Mendes de Sousa e Eunice Ribeiro.
O livro tem 176 páginas, a quase totalidade dos poemas verbo-experimentais são inéditos, enquanto que muitos dos visuais já foram publicados em catálogos e em revistas. Curiosamente, e isto porque foram organizados em alturas diferentes, os poemas visuais deste livro, da exposição em Madrid e do livro com os trabalhos da exposição, pertencem à mesma série, embora nos três casos existam obras diferentes e inéditas.
Para contactos: escrituras@escrituras.com.br
.
.
CONTRADICÇÕES
.
.
se retraço / se refaço / se prossigo e mais não digo /
se repasso e não trespasso / se redigo e não consigo /
se me engraço e no compasso / ameaço e lá religo /
porque o faço ?/ porque traço?/
porque maço ?/ porque sigo ?
.
se espero e desespero / se não quero e me redimo /
se não esmero / pois não quero / se fero, firo e afirmo /
se refiro e não confiro / largo, tiro e animo /
porque opero ?/ que tolero ?/
porque gero ?/ o que estimo ?
.
se ocupo e não me culpo / se desculpo e não consinto /
se exulto e em vão oculto / se permuto e não me minto /
se não esqueço e enlouqueço / se mereço o labirinto /
porque expresso ?/ porque acesso?/
se regresso e lá repinto ?
.
se envolvo e não resolvo / se promovo e mal não passo /
se osculo e sim discorro / se ocorre e não me escasso /
se parece e transparece / se na prece não me enlaço /
quem esquece ?/ que acontece ?/
porque aquece ?/ que desfaço ?
.
se acorro e lá percorro / se do pranto faço encanto/
se aprovo e não recorro / e o recanto é sacrossanto /
se escorro e subo o morro / adianto e entretanto /
porque incorro ?/ porque morro ?/
se socorro e faço tanto ?

1 comentário:

Anónimo disse...

fernando: quero um tudo por tudo. wilmar silva