segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


OPEN WORLD


Acho que nunca falei aqui do zine OPEN WORLD, publicado desde meados dos anos 80 por Dobrica e Rorica Kamperelic (conheci pessoalmente o Dobrica em 2003, durante a Bienal de Veneza, quando ambos participámos num Festival de performance realizado no âmbito da Bienal). Inclusivamente durante a guerra que assolou a Jugoslávia nos anos 90, este casal de poetas visuais, performers e mailartistas conseguiu manter a edição desta pequena revista, apesar da extrema dificuldade em que viveram nesses anos.

OPEN WORLD é uma revista de formato A-5, com 16 páginas, fotocopiada, mas repleta de informações sobre o que acontece internacionalmente nestas áreas, já que o Dobrica tem uma incrível rede de contactos em todo o mundo. É bastante ilustrada, com dezenas de fotografias de performances, artistas que os visitam em Belgrado, desenhos, colagens, poemas, etc.

Tenho sido regularmente convidado pelo Dobrica para participar nos Festivais de performance que ele organiza todos os anos em Belgrado, assim como para a International Triennial of Expanded Artistic Media que co-organizou entre Agosto e Setembro, e na qual participei apenas na exposição. Infelizmente acabou por não ser possível apresentar uma performance durante a Trienal mas, juntamente com este Nº 83 da OPEN WORLD recebi o convite para estar presente na próxima, e a ver se desta é que vou mesmo.

No presente número podem-se encontrar obras ou fotos de Carla Bertola e Alberto Vitacchio, César Reglero, Isabel Jover, Marina Abramovic, Filimir, Fernando Aguiar, Sílvio De Gracia, Le Peintre Nato, Reed Altemus, Serse Luigetti, Clemente Padin, Takalo-Eskola, Ilkka Juhani, José Van Der Brouke, John M. Bennett e Emílio & Franca Morandi, entre muitos outros.

Sem comentários: