quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA


Depois de ter sido apresentada nos Paços da Cultura em S. João da Madeira, em Março de 2009, inaugura hoje na Biblioteca Municipal da Póvoa do Varzim, a exposição “POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA” com obras da Fundação de Serralves.

Segundo o Diário de Notícias do dia 15 “Poesia Experimental Portuguesa reúne obras da colecção de Serralves de artistas portugueses que, a partir dos anos 60, redefiniram o texto como objecto artístico, como Ana Hatherly, António Aragão, António Barros, Ernesto Melo e Castro, Fernando Aguiar, Salette Tavares e Silvestre Pestana.

A exposição é comissariada pelo director do Museu de Serralves, João Fernandes, no âmbito do projecto Encontro de Escritores Correntes d’Escritas.”

Como não foi enviado aos poetas participantes o convite para a inauguração, não sei até quando é que a mesma estará patente. A falta de envio do convite para as inaugurações das exposições aos artistas representados nas mesmas, parece ser uma moda recente, já que também não recebi convite para a exposição “Abstracção – Arte Partilhada, da colecção do Millennium BCP, inaugurada no passado dia 19, em Oeiras…

Em baixo deixo dois dos meus poemas visuais e uma instalação que pertencem à colecção do Museu de Serralves e que, provavelmente, estarão expostos.


Fernando Aguiar, "Portugal", 1978


Fernando Aguiar, "Sete Mil e Quinhentos", 1978


Fernando Aguiar, "Projecto de Salvação do Mundo", 1983


Sem comentários: