quinta-feira, 3 de março de 2011



ART ACTIONS AGAIN

Inaugura hoje na Galeria dos Prazeres, na Calheta, Madeira, a minha exposição “ART ACTIONS AGAIN” onde vai estar até ao dia 10 de Abril.

A exposição é constituída por pinturas onde é retomada a série apresentada anteriormente na Galeria Pedro Serrenho – Arte Contemporânea (no Porto) em 2005, na qual as telas são realizadas a partir de fotografias de performances, recriadas através de uma transfiguração formal e cromática.

Segundo o crítico Augusto Corvacho “ Efectivamente, é parte da estratégia de produção da sua obra, utilizar com certa frequência imagens de arquivo das acções poéticas levadas a cabo um pouco por todo o mundo.

Deste modo, Fernando Aguiar experimenta outros canais de comunicação e volta a activar o sinal reenviando-o uma e outra vez. O interessante dessa re-apropriação de imagens não está na auto-representação, uma vez que é bem evidente a intenção de apagar qualquer traço retratista e de reconhecimento quando se utiliza propositadamente uma técnica gráfica que coloca num mesmo plano de interesse todos os elementos que participam na dita representação. Deste modo, quer uma letra quer uma cor quer a própria imagem do artista enquadram-se no mesmo nível de importância”.

Não existe, com efeito, a intenção de me retratar ou de me auto-representar, mas apenas a de utilizar imagens de actos criativos efémeros resultantes de intervenções estéticas na produção de novas obras, registando na tela situações artísticas que ficaram apenas na memória de quem as presenciou.

Na inauguração da exposição apresentarei uma performance poética, da qual falarei mais adiante. Em baixo, algumas das telas recentes.


Fernando Aguiar, "Art Action #20", 100x80 cm

Fernando Aguiar, "Art Action #25", 100x80 cm

Fernando Aguiar, "Art Action #26", 100x80 cm

 Fernando Aguiar, "Art Action #23", 100x80 cm

1 comentário:

Anónimo disse...

boas pinturas. um abraço do
samões