sábado, 24 de novembro de 2012

 

THE LAST VISPO
 
“THE LAST VISPO – Anthology: visual poetry 1998-2008” é provavelmente a mais importante antologia de poesia visual publicada internacionalmente na primeira década do milénio.
 
Coordenada por Crag Hill e por Nico Vassilakis, é um trabalho de envergadura que demorou alguns anos a concretizar, e que teve o auxílio organizativo de Reed Altemus, C. Mehrl Bennett, Sheila E. Murphy e Donato Mancini.
 
Esta edição da Fantagraphics Books, de Seattle, nos Estados Unidos (curiosamente, impressa em Singapura), tem um formato 26x21 cm, 338 páginas excelentemente impressas a cor em papel couché, a colaboração de 148 poetas de 23 países (cada autor participa com 2 a 4 poemas visuais), e pretende “fazer a ponte entre a escrita pictográfica do passado e o vasto futuro da escrita visual “.
 
A antologia está dividida em 5 capítulos  - Lettering, Object:Poems, Handwritten, Typography e Collage -, todos precedidos por ensaios teóricos de alguns dos poetas participantes.
 
Portugueses apenas dois: César Figueiredo e Fernando Aguiar. Dos estrangeiros ( a grande maioria de norte-americanos, como não podia deixar de ser) e, referindo apenas o apelido: aND, Andryczuk, Beaulieu, Bennett, Bertola, Blaine, Blonk, Byrum, Calleja, Dencker, DiMichele, Drucker, Evason, Fierens, Gaze, Glass, Grumman, Helmes, Jirgens, Kempton, Keppler, Kostelanetz, Leftwich, Murphy, Nikonova, Olbrich, Padin, Pontes, Rosenberg, Segay, selby, Spence, Stetser, Sutherland, Todorovic, Topel, Vieira, Vitacchio, Young.
 
Apesar de importantes lacunas em relação aos poetas europeus, nomeadamente espanhóis, italianos ou checoslovacos, mas também em relação aos poetas japoneses, por exemplo, THE LAST VISPO não deixa de ser uma das obras mais marcantes da poesia visual das últimas décadas.
 
Em baixo os meus visuais integrados na antologia. Para mais informações: lastvispo@gmail.com ou no site http://www.thelastvispo.com
 
Fernando Aguiar, "Calligraphy", 2006
 

Fernando Aguiar, "H", 2007
 

Fernando Aguiar, "Soneto Ecológico", 2005 (em 2008)
 

 

 


Sem comentários: