quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

 

REVISITACIÓN
 
E um novo ano de crise começa menos mal: com a edição do livro REVISITACIÓN, publicado pela Babilonia, de Navarrés (Valencia), Espanha. Integrado na coleção “Pliegos de la visión”, tem uma tiragem de 250 exemplares numerados pelo editor Francisco Pérez, 44 páginas impressas a cor e um prefácio de César Reglero.
 
REVISITACIÓN é constituído por 38 colagens realizadas entre 1998 e 2009, parte delas inéditas e as restantes foram quase todas realizadas para participar em exposições de poesia visual ou para colaborar em revistas. E representam uma seleção das muitas dezenas que foram feitas durante esse espaço temporal.
 
Em comum o facto de terem como ponto de partida uma ou mais fotografias das minhas performances poéticas, metodologia que tenho utilizado desde os anos 80, e que são uma característica da quase totalidade das minhas colagens. Daí o título, considerando que são obras compósitas, isto é, uma (re)criação a partir de uma obra realizada anteriormente.
 
Foi um livro que gostei muito de fazer, tanto pela facilidade com que foi trabalhar com o Francisco Pérez, como pela possibilidade de rever trabalhos meus que já não via há alguns anos.
 
Nas (amáveis) palavras de César Reglero, “Este mundo mágico del abecedário tipográfico, Fernando Aguiar lo domina como un auténtico virtuoso de la metamorfosis de las letras y las palabras. Pocas vezes estas adquieren la importância que obtienen de la mano de este mago poético que, en ocasiones nos recuerda a Joan Brossa y otras a Kurt Schwitters en sus collages.”
 
“Sin embargo, Aguiar tiene unas características próprias y es inconfundible por el mimo com que trata el símbolo linguístico, por el colorido fonético que se desprende de sus obras y la estética de sus composiciones.”
 
 
Fernando Aguiar, "Homenagem a Jorge Lima Barreto", 2011
 

Fernando Aguiar, s/ título, 1998
 

Fernando Aguiar, "Para Shozo Shimamoto", 2003
 



Fernando Aguiar, s/ título, 2006



Fernando Aguiar, s/ título, 2006



Fernando Aguiar, "Para Francesco Conz", 2006
 


3 comentários:

Jussara Neves Rezende disse...

Que bacana, Fernando! Tanto o ser chamado de "mago poético" quanto a obra em si que, pela pequena mostra, deve ser linda!
Feliz 2013 para vc! Sucesso, belos poemas, performances e revisitações!
Abraço,
Jussara

Maria Cida disse...

Que este livro "Revisitación" traga para você boas novas no ano que se inicia.Para nós, os ótimos poemas visuais trazem alegria e vivacidade. Abraços.

Maria Cida disse...

Excelente forma de começar o Ano, que este livro possa propiciar a você importantes revisitações, nós, admiradores da sua obra e seguidores do blog fomos presenteados com os belos poemas visuais. Abraços.