terça-feira, 18 de novembro de 2008

DE ORFEU E DE PERSÉFONE
DE ORFEU E DE PERSÉFONE – Morte e Literatura, organizado por Lélia Parreira Duarte numa edição da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, reúne nas suas 450 páginas ensaios de uma vintena de professores universitários que analisam, sob o ponto de vista desta temática, a obra de outros tantos autores, curiosamente, quase todos portugueses.
Os escritores estudados são António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís, Milton Hatoum, José Cardoso Pires, Maria Judite de Carvalho, Ruy Belo, João Cabral de Melo Neto, João de Melo, Hélia Correia, Kafka e Hélder Macedo.
Entre os autores dos textos estão Clara Rowland, Dalva Calvão, Flávia Nascimento, Helena Carvalhão Buescu, Ida Ferreira Alves, Mónica Figueiredo ou Teresa Cristina Cerdeira.
Deixei para o fim o ensaio “O Sono sob as Pálpebras: Visualidade e Perpetração da Morte em poemas de Augusto de Campos e de Fernando Aguiar”, um excelente texto do Professor Rogério Barbosa da Silva, que aborda as obras experimentais e visuais de Augusto de Campos e a minha, o que constitui para mim uma honra, ter o meu trabalho estudado em simultâneo com a obra de um dos poetas fundadores da poesia concreta, da qual surgiu todo este movimento internacional da poesia experimental e visual.
De referir ainda que este texto de Rogério Barbosa da Silva inclui vários poemas visuais de Augusto de Campos e meus, que são, aliás, as únicas imagens publicadas nesta volumosa antologia.
Fernando Aguiar, "Desbravando os Caminhos do Texto", 1980

Sem comentários: