segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CHÃO: RUA ANCHIETA, 31
“CHÃO é um projecto de ocupação temporária de espaços urbanos devolutos ou em transição, através de actividades concebidas a partir da especificidade do local”. É assim que um grupo de jovens apresenta este interessante projecto que, de 22 a 29 de Julho ocupou os antigos escritórios da Editora Bertrand, situada nos pisos superiores da livraria, em Lisboa.
A semana inaugurou com uma instalação de Paulo T. Silva, seguindo-se os debates “Palavra ou Olhar”, com E. M. de Melo e Castro, Fátima Lambert, Fernando Aguiar e José Bártolo, “Uma Criação Consciente de Situações” sobre o lugar de Ernesto de Sousa no contexto artístico português e estrangeiro dos anos 60 a 80, com Adriana Sá, Filomena Sousa Gomes, João Fernandes, Leonel Moura e Rui Eduardo Paes, terminando com um workshop de Tipografia orientado por Paulo T. Silva e M. M. Malaquias.
Tudo isto rodou à volta da palavra nos seus diversos aspectos e, no debate em que participei, falou-se de Almada Negreiros, Ernesto de Sousa, poesia visual, experimental e concreta, mas também de performance e de instalação, tendo sido passadas algumas obras em vídeo de E. M. de Melo e Castro, e caligramas e outras obras de Almada Negreiros, por Fátima Lambert.

Sem comentários: