segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ART ACTION
A Villa Reale di Monza é um bonito e imponente Palácio inserido num enorme parque cheio de árvores centenárias. Na frente do Palácio dois jardins bem tratados, um deles repleto de rosas de todas as cores. Foi no “Teatrino” do Palácio que decorreu nos dias 28, 29 e 30 de Maio o 7º International Performance Art Festival – ART ACTION, um Festival de performance-arte e de poética interdisciplinar que se realiza anualmente nesta cidade do norte de Itália.
Monza é uma pequena cidade perto de Milão, célebre pelo seu circuito de fórmula 1. O centro é muito bonito, com pequenas ruas, igrejas e toda aquela envolvência das pequenas cidades italianas com os centros históricos bem preservados. Em determinados momentos lembra Bolonha, Modena, Parma, Spoleto, Verona ou mesmo Florença, mas sem o fluxo turístico que normalmente invade estas cidades.
Mas chega de Monza e falemos de ART ACTION, organizado pelo performer e poeta visual Nicola Frangione que conheci em 1990 em Ponte Nossa, uma pequena vila perto de Bergamo, durante o Festival “Perfomedia”, organizado por Emilio Morandi, e onde comi a melhor pizza “4 Formaggio” da minha vida.
Em Monza também se comeu (e bebeu) muitíssimo bem, no restaurante/bar Loft American, que todos os dias abria à hora do almoço exclusivamente para os participantes do Festival, e que à noite nos reservava uma extensa mesa, no meio de uma sala apinhada de jovens que petiscavam, bebiam, dançavam e ouviam uma música bem batida (vê-se mesmo que estamos em férias, com esta descrição tão gastronómica e turística…).
Desta vez é que é mesmo ART ACTION! 3 noites, 18 acções, muita performance, quase todas relacionadas com a palavra e a poética, realizadas por artistas de 6 países. Alguns nomes pela ordem do programa: Fernando Aguiar, John Giorno, Nicola Frangione, Bartolomé Ferrando, Giovanni Fontana, Anne-James Chaton, Gian Paolo Roffi, Jazz Poetry Quartet, Tomaso Kemeny, Paolo Albani e Endre Szkárosi…mas passemos às fotos!
Anne-James Chaton
Endre Szkárosi
John Giorno
Giovanni Fontana
Nicola Frangione
Fernando Aguiar
Bartolomé Ferrando

Sem comentários: