segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MONTES CLAROS (S)EM PALAVRAS
No dia 5 de Setembro inaugurou no Centro Cultural Malaposta a minha exposição “MONTES CLAROS (S)EM PALAVRAS”, que ficará patente ao público até 27 de Setembro.
No pequeno texto do catálogo escrevi o seguinte: “A exposição é constituída por um conjunto de fotografias que são uma selecção dos cerca de 120 estabelecimentos comerciais fotografados no centro de Montes Claros, no Brasil, durante a minha participação no XIX Salão Nacional de Poesia - Psiu Poético, que se realizou em 2005 nesta cidade do interior mineiro.
O intenso movimento do dia-a-dia não permitia perceber o “design” exterior das lojas, sobretudo porque de portas abertas e com os produtos a acumularem-se muitas vezes junto às paredes, tornava-se imperceptível a saturação de palavras e de frases curtas, como a designação das lojas, marcas comerciais, serviços prestados, etc., com uma estética tão característica que só mais tarde, num domingo e no feriado que se lhe seguiu, consegui descobrir.
Nesses dois dias, com o comércio encerrado e as ruas desertas, pude então constatar e registar fotograficamente a profusão desta “escrita” e de uma certa desordem (ou de uma ordem de certo modo desordenada) na organização do “lettering” que se acumulava nas paredes, nas portas, nos portões de metal e no espaço envolvente, repletos de palavras, de onde emergia uma curiosa visualidade poética que afinal estava de acordo com aqueles dias inteiramente dedicados à poesia, e que a cidade já se habituara a viver…”
O Centro Cultural Malaposta fica na Rua de Angola em Olival Basto, e a exposição está patente ao público de segunda a sábado das 11.00 às 23.00 horas, e aos domingos das 14.00 às 19.00 horas.

4 comentários:

espinalMedula disse...

Muito interessante!

Há por ai na Web alguma coisa a este respeito. Procura com as palavras chave "Tipografia popular"
ou "tipografia popular - potências do ilegível".

De facto este é uma área de trabalho na poesia visual onde há muito para fazer. Aqui em portugal penso que não há nada. Há que continuar.

Abraço
Luís

espinalMedula disse...

Dá um saltinho aqui:
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-6W9NC4

Adriana Versiani dos Anjos disse...

Super legal, Fernando!
Adorei!
Bjs,
Adriana.

diOli disse...

bacana
lol