sábado, 21 de agosto de 2010

THE BIBLIOTHECA ALEXANDRINA
Gino Gini e Fernanda Fedi organizaram no Centro de Arte da Biblioteca de Alexandria, a segunda maior cidade do Egipto, “THE BIBLIOTHECA ALEXANDRINA - Fourth International Biennale for the Artist’s Book”, uma exposição de livros de artista, nesta mítica Biblioteca destruída há 1.300 anos, e agora renovada sob os auspícios da UNESCO, um belíssimo edifício circular simbolizando o sol egípcio, inclinado para o mar e parcialmente submerso numa piscina.
A exposição que teve como tema “The Nomadismo of Culture” foi constituída por uma mostra do “Artist’s Book Archive” dirigido em Milão pelos comissários da Bienal, por obras da editora “La Diane Franaise”, que ofereceu à Biblioteca Alexandrina uma colecção de livros de artista editados por si e pelos artistas convidados a expor as suas obras na Bienal. Tudo registado num bom catálogo, com a particularidade de começar “de trás para a frente”, como todas as publicações árabes.
Do arquivo da Fernanda Fedi e do Gino Gini, maioritariamente constituída por obras de autores italianos, podem-se destacar alguns nomes como Michele Perfetti, Anna Boschi, Federica Manfredini, Gio Ferri, Vito Capone, Oronzo Liuzzi, Gian Paolo Roffi, Mirela Bentivoglio, Ryosuke Cohen, Ruggero Maggi e Luca Maria Patella.
Entre os 30 artistas convidados estão Ana Vivoda, Antonio Gomez, Emerenciano, Pawel Petasz, Tom Sowden, José Oliveira, Julien Blaine, David Murray Paton, Robyn Sassen, Sumi Perera, Fernando Aguiar, e Kumi Korf.
Para além do livro com que participei na Bienal mostro ainda dois outros livros-objecto que gostei bastante de fazer, e que foram apresentados no István Király Museum, na Hungria, em 1994 e no Museu Ebraico, em Veneza, integrado numa exposição de livros de artista associada à Bienal de Veneza, em 2003.
Bienal de Alexandria
István Király Muzeum
Museo Ebraico

1 comentário:

Maria Cida disse...

Bonitos trabalhos!
Gostei!
Abraços.