sábado, 9 de outubro de 2010

 ESCRITAS EM LIBERDADE

A exposição ESCRITAS EM LIBERDADE – Poesia Experimental Espanhola e Hispano-Americana do Século XX, inaugurou anteontem, dia 7, no Instituto Cervantes em Lisboa, com a presença do comissário, José António Sarmiento, e ficará aberta ao público até 25 de Novembro.

ESCRITURAS EN LIBERTAD foi apresentada na sua totalidade o ano passado, no Instituto Cervantes em Madrid, e tem um belíssimo catálogo de 520 páginas com abundante informação sobre as poéticas de vanguarda em Espanha e na América Latina no século XX, centrando-se na obra dos autores que Sarmiento considera mais significativos, desde os históricos como Ramón Gómez de la Serna, Vicente Huídobro, José Juan Tablada ou Marinetti até aos autores da “poesia Total” como Joan Brossa, Júlio Campal, Zaj, Juan Hidalgo, Fernando Millán, Francisco Pino, Guillem Viladot, Filipe Boso, Edgardo António Vigo, Clemente Padin, Guillermo Deisler, António Gómez, Bartolomé Ferrando ou J. M. Calleja.

A exposição em Lisboa é uma súmula da que foi apresentada inicialmente em Madrid, e é constituída por obras originais, serigrafias, fotografias, catálogos, livros, objectos, revistas e cartazes, bastante ilustrativa do que foi este movimento poético em Espanha, e será apresentada durante os próximos anos noutros centros do Instituto Cervantes em todo o mundo.

Na inauguração realizou-se uma mesa redonda bastante informal, que decorreu em simultâneo com a visita à exposição e na qual participaram José Antonio Sarmiento, António Gómez e Fernando Aguiar. Esteve também presente o actor e poeta visual Manuel Almeida e Sousa.


José Antonio Sarmiento

António Gómez, Manuel Almeida e Sousa, J. A. Sarmiento e Fernando Aguiar

Sem comentários: