terça-feira, 12 de abril de 2011


POESIA DO BRASIL



O Vol.11 da Antologia do Proyecto Cultural Sur Brasil – POESIA DO BRASIL, organizado por Ademir Antonio Bacca e Cláudia Gonçalves foi publicado no final de 2010, reunindo 57 poetas. Tenho a honra de ser o único poeta “estrangeiro”, sobretudo por ser a segunda vez que sou convidado a integrar esta antologia que inclui alguns nomes importantes da poesia brasileira contemporânea.

O Ademir, para além de organizar o Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves, e das exposições e outros eventos que lhe estão associados já há 18 anos, tem realizado um fundamental trabalho de edição de numerosas antologias que são depois distribuídas pelas escolas e bibliotecas daquela região gaúcha, num importante esforço de divulgação da poesia brasileira pelos jovens, e não só.

Referindo-se à publicação desta antologia, o Prof. António Miranda escreve que a antologia “Inclui poetas veteranos como Ferreira Gullar e o emergente como o talentoso Diego Mendes Sousa, um octogenário e um jovem na casa dos vinte anos de idade. Curiosamente, com vínculo familiar... E também o poeta visual português Fernando Aguiar. Para citar apenas três nomes de uma plêiade que cobre todo o país, várias gerações, uma diversidade de estilos. Ou seja, um retrato parcial da poesia contemporânea brasileira. Uma façanha, num país com milhares de poetas ativos!!!

Mas cabe ainda ressaltar uma característica do projeto editorial que é levar a poesia à sala de aula, promover novos leitores para um gênero que já tem na juventude a sua maior força propulsora, tanto na produção como no consumo.”

Alguns dos participantes em POESIA DO BRASIL, pela ordem de publicção: Ademir Antonio Bacca, Ana Mari Tedeschi, Aricy Curvello, Artur Gomes, Cristina Leite, Dalmo Saraiva, Ednilson de Paulo, Eduardo Tornaghi, Fernando Aguiar, Ferreira Gullar, Hugo Pontes, Jiddu Saldanha, Laura Esteves, Lourdes Sarmento, Oscar Bertholdo, Renato Gusmão, Ronaldo Werneck, Rubens Venâncio, Silvio Ribeiro de Castro, Suely de Freitas Martí, Tanussi Cardoso, Tchello d'Barros, Telma da Costa, Valéria da Silveira, Walnélia Pederneiras e Wanda Monteiro, entre muitos outros.

PENSAMENTO


“Pensamento vem de fora
e pensa que vem de dentro”

Arnaldo Antunes

pensamento ou pensaminto,
penso no nada que sinto.
penso tanto, penso pouco
penso até ficar rouco.
penso muito, penso apenas
penso em iras serenas.
penso que sim, logo penso que não;
pressinto o que pensa o coração.
sonho agora, penso depois
vejo amor e somos dois.
penso entretanto, penso pois é
e sustento que assim é que é;
penso que fico, penso que parto
e fujo fechado no quarto.
penso que levo, penso que trago
repenso no tanto que estrago.
reparto logo, reajo comigo
se penso que já não consigo;
olho por baixo, penso por cima
e resolvo a razão da rima.
penso assim, penso assado
pensamento que vem de lado.
penso de longe, pouso aqui perto
e refreio um pensamento incerto.
penso que faço, penso que fiz
pensamento que se contradiz.
penso que fui, logo anoitece,
pensamento que se merece.
penso o reverso, fico deserto;
e erro ao pensar sempre certo.
penso a frio, penso a quente
não penso muito raramente...
penso, que raio! penso que rio,
repouso no som do vazio.
penso que caio, sorte madrasta;
e penso que pensar não basta.
penso que então, penso que tento
pensamento a cem por cento.
penso enfadado, penso que enfim;
repenso naquilo que pensa em mim.




1 comentário:

rui teresa disse...

magnífico. ritmo hipnotizante

:-)