segunda-feira, 18 de abril de 2011


POÉTICAS



A convite de Alec Newman, da editora inglesa The Knives Forks and Spoons Press, publiquei o chapbook POÉTICAS, com 58 poemas visuais de uma série onde confronto duas linguagens plásticas com mais de 100 anos de distância entre si: gravuras do século XIX com letterpress e letras de vinil desenhadas e recortadas em computador, uma linguagem característica do final do século XX.

Praticamente todos os poemas foram realizados em 1996 e 1997. Apenas dois são de 1980, altura em que pretendia desenvolver esta série de trabalhos mas que, por diversas razões só a retomei 16 anos depois. Os dois poemas a que me refiro (reproduzidos em baixo) foram publicados no livro “OS OLHOS QUE O NOSSO OLHAR NÃO VÊ” (1999).

O chapbook tem 64 páginas num formato A-5, e o Alec insistiu para que o título do livro fosse em português. E “POÉTICAS”, para além de estar relacionado com outros títulos, sobretudo de exposições, onde estes poemas visuais estiveram representados, é igualmente um título entendível em inglês, francês ou espanhol, por exemplo.

Resta dizer que desta segunda leva me sobraram vários recortes e projectos para novos poemas pelo que, mais ano menos ano, retomarei este percurso estético e poético, praticamente inesgotável, já em pleno século XXI.

Apesar de ser uma edição digital, a cuidada impressão a cores de todas as páginas, assim como a encadernação, fazem deste pequeno livro um objecto bastante interessante e que me deu muito prazer levar por diante. Sobretudo por ser a primeira vez - depois de 6 exposições individuais em Portugal e em Espanha, e da edição em Madrid de “IMAGINANDO LA POÉTICA”, pela Del Centro Editores (2009) - que é apresentado o conjunto completo das obras que integram esta série.

Para quem estiver interessado, a editora inglesa pode ser encontrada em http://www.knivesforksandspoonspress.co.uk/


"O Poeta", 1997
"Afogado na Cultura", 1980
"O Peso da Poesia", 1996/97

 "Desbravando os Caminhos do Texto", 1980

"O Triunfo da Poesia", 1997

 "Toque Poético"

Sem comentários: