quinta-feira, 22 de setembro de 2011


LINK

Inaugura hoje a exposição LINK, na Robotarium /LX Factory, em Lisboa, constituída por obras de Ana Hatherly, ISU (Leonel Moura) e de Fernando Aguiar.

LINK (“uma exposição diferente”), surgiu na sequência do convite de Leonel Moura para apresentar no seu atelier /espaço de exposições “Robotarium”, obras de poesia experimental do meu Arquivo, como a realizada em Abril do ano passado, na Galeria Municipal de Arte e na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes.

Devido às características do espaço, o Leonel propôs que, em vez de se apresentar uma obra de duas dezenas de autores, se expusesse apenas 3 autores cujas obras têm uma afinidade estética e expressiva, e que utilizam a escrita predominantemente monocromática nos seus trabalhos.

Achámos que seria interessante apresentar trabalhos de maiores dimensões e de décadas diferentes. Assim, os meus visuais são de 82/84, as obras da Ana Hatherly dos anos 80 e 90, e as duas telas do Leonel Moura, criadas pelo robô ISU, de 2009.

O “link” à ideia inicial da exposição de obras do Arquivo é feito pelos dois quadros de Ana Hatherly dos anos 80, e por dois trabalhos meus que estiveram expostos em Abrantes. Os restantes pertencem aos respectivos autores.

Segundo a nota de divulgação da exposição, “LINK reúne a obra de 3 artistas que praticam uma forma de abstração baseada em símbolos,letras ou expressão escrita.


Ana Hatherly (1929) é uma artista, poeta e ensaísta, pioneira na combinação do desenho com a escrita, cuja obra é reconhecida internacionalmente.
Fernando Aguiar, (1956) trabalha com poesia experimental e visual desde 1972 associada à pintura, instalações e performances.
ISU é um robô criado por Leonel Moura em 2006 que gera pinturas com letras e palavras.


A exposição estabelece uma relação entre a obra de artistas, poetas visuais e letristas, com a produção de máquinas capazes de gerar uma expressão pictórica com base na inteligência artificial.” 



Ana Hatherly, "O Pavão Negro", 66,5x68,5 cm, 1999


ISU (Leonel Moura), S/ Título, 185x130 cm, 2009


Fernando Aguiar, "Ensaio para uma Nova Expressão da Escrita Nº 451", 100x70 cm, 1984