sábado, 31 de dezembro de 2011




ESTRATÉGIAS DO GOSTO



E o ano volta a terminar com uma boa notícia: recebi finalmente exemplares do meu livro “ESTRATÉGIAS DO GOSTO”, publicado pela Escrituras Editora, de São Paulo, no final de Setembro.

Inicialmente o livro foi programado para sair na primeira quinzena de Setembro, aproveitando o convite para participar na II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, onde eu teria a oportunidade de fazer o respetivo lançamento durante esse evento. Infelizmente a Bienal, organizada pelo poetamigo Antonio Miranda acabou por não se concretizar, mas o livro já estava em fase de impressão e acabou mesmo por sair.

Depois de “TUDO POR TUDO”, publicado no final de 2009, “ESTRATÉGIAS DO GOSTO” é o meu segundo livro editado por esta importante editora paulista, com o apoio, de novo, da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, numa colecção fundada pelos poetas António Osório e Carlos Nejar (poeta que tive o prazer de conhecer em meados dos anos 90, em Bento Gonçalves, durante o Congresso Brasileiro de Poesia), e até à pouco dirigida pelo poeta Floriano Martins, de quem recebi o convite para a publicação do primeiro livro.

“ESTRATÉGIAS DO GOSTO” foi, curiosamente, organizado antes do “TUDO POR TUDO”, a convite de uma editora de Belo Horizonte, cuja edição acabou por não se concretizar. Entretanto, por ter tido a oportunidade de avançar com um livro de originais pela Escrituras, a colectânea “ESTRATÉGIAS DO GOSTO”, acabou por ficar em stand-by. Até agora.

No essencial ambos acabam por ser “contemporâneos”, considerando que integram poemas escritos desde o princípio dos anos 80 até 2008/2009, consoante o caso. Esta será uma das “vantagens” de publicar pouco, o de poder reunir poemas de diferentes fases, mas que se completam numa estética adjacente e complementar.

Mais especificamente sobre o livro, este começa com uma entrevista que o Professor Rogério Barbosa da Silva me fez em 2002, como parte da pesquisa da sua tese de doutoramento, seguida de 54 poemas verbo-experimentais distribuídos por 6 capítulos. As “capas” dos capítulos contêm fotopoemas da série “Calligraphies”, realizada em 2006, em Diamantina, Brasil, durante o Festival de Inverno da U.F.M.G.

Segundo o site da editora, Fernando Aguiar é um artista marcado pela experimentação, tomando as letras e a palavra como principais matérias das suas intervenções literárias e visuais. Estratégias do gosto apresenta diversos poemas, verdadeiros ensaios sobre Poesia Visual e Performance Poética. No início da obra, encontramos entrevista do autor a Rogério Barbosa da Silva, a respeito de sua trajetória e seus projetos. “

Tem 128 páginas, custa 25 Reais e a capa foi concebida a partir de um fotopoema meu. Ficam aqui dois dos poemas do livro, sendo um deles o que lhe dá o título.




2 . 



o ter traço te

o ver traço me

o sermo traço nos

o ler traço lo

de lado traço saio

a sorte traço vem

a traça traço tem

o trato traço pois

no páteo traço dois

bois traço à frente

rente traço atrás

à toa traço somos

o pomos traço lhe

de lado traço cravo

o trevo traço torna

se trota traço treme

por tema traço mar

o ar traço temo

o aço traço torço

no dorso traço torto

o trono traço tinha

a linha traço parte

de parte traço deposto

o rosto traço põe

a ponte traço cai

se sai traço entra

o soalho traço sente

o sumo traço bebe

ao santo traço ora

na hora traço vejo

o tejo traço passa

no poço traço caço

se coço traço meio

se cheio traço arroto

c/ o pé traço chuto

o chato traço cato

na meta traço meto

o medo traço tenho

à merda traço mando

somando traço chego

por chaga traço tomo

se tosse traço tusso

na torre traço toco

na toca traço vivo

em vida traço corro

na caída traço o braço

à berma traço torno

trocadilho sem traço.


  


ESTRATÉGIAS  DO  GOSTO




ou se gosta

ou não se gosta.



ou se gosta

entre o se gosta

e o não

se gosta.



ou se gosta

entre o se gosta

e o se gosta

assim-assim.



ou se gosta

entre o não se gosta

e o se gosta

assim-assim.



ou se gosta

entre o

assim

e o assim.



ou simplesmente

(des)gosta-se.



1 comentário:

Maria Cida disse...

Parabéns por mais esta publicação em terras de cá, espero que venham muitas outras. Abraços.