domingo, 7 de março de 2010

CONCEPTOS
Inaugurou no dia 19 de Fevereiro no Museo Vostell Malpartida, em Malpartida de Cáceres, Espanha, a exposição CONCEPTOS, com a presença de vários artistas, das autoridades provinciais e locais e de vários residentes.
Dirigido por Mercedes Vostell e por José Antonio Agundez, o Museu tem mantido ao longo destes anos, após o falecimento de Wolf Vostell em 1998, uma continuada e interessantíssima programação e editando catálogos de grande qualidade, mantendo assim o espírito de abertura e de actividade permanente, características do grande artista Fluxus que foi Vostell.
Outro aspecto relevante é a íntima ligação que o Museu sempre teve com os artistas portugueses, desde o final dos anos 70, com a participação de Ernesto de Sousa, Túlia Saldanha, Ção Pestana, António Barros e muitos outros nas SACOM I e II (Semanas de Arte Contemporânea), até ao convite que Wolf Vostell me dirigiu em 1996 para expor individualmente no seu Museu.
Além de outras 3 obras de pintura e colagem que pertencem ao Museu, desde essa data que tenho um poema visual de grandes dimensões (300x200 cm) realizado com um enorme K em vinil sobre tela plástica, no exterior, que ao frio e à imensa chuva invernal, e ao calor tórrido da Estremadura espanhola pensei que, exposto sob essas condições, não durasse mais do que 2 ou 3 anos. Mas continua de boa saúde (e já lá vão 14 anos) …
Em relação à exposição CONCEPTOS – Selección de Fondos del Museo Vostell Malpartida, apresenta obras de 51 artistas internacionais, desde os portugueses Helena Almeida, Julião Sarmento, António Barros, Alberto Carneiro, Fernando Matos Curado, António Monteiro Gil, Ção Pestana, Túlia Saldanha e Fernando Aguiar, aos meus conhecidos e amigos Rafael Canogar, Esther Ferrer, António Gómez, Concha Jerez, Pere Noguera, Maria José Tobal e Wolf Vostell, até outros pintores e artistas conceptuais como Albert Ràfols-Casamada, Joan Rabascall, Antoni Muntadas, Teresa Murak, Ewa Partum, Nacho Criado, Equipo Crónica, Juan Hidalgo e Jordi Benito.
A exposição está aberta até Agosto e o local exacto do Museu, a cerca de 3 Km de Malpartida, assim como o horário, podem ser consultados em www.museovostll.org. Fui convidado a realizar uma performance poética durante inauguração, mas dela falarei mais adiante, assim que me forem enviadas as prometidas fotos, para que possa ilustrar essa informação.
Fernando Aguiar
António Barros
Esther Ferrer
Obra colectiva e Rafael Canogar
Wolf Vostell
Fernando Aguiar

Sem comentários: