quarta-feira, 28 de maio de 2008

DOC(K)S 4ª Série - Nºs 5/6/7/8
A “DOC(K)S”, revista fundada em 1976 por Julien Blaine e dirigida nos últimos anos por Philippe Castelin e por Jean Torregrosa, é sem dúvida uma das melhores revistas de poesia internacionais e a mais importante revista de sempre dedicada às poéticas experimentais.
Para além do “peso” da revista, sempre à volta das 400 páginas, os últimos números têm vindo acompanhados por DVD’s com videopoemas e/ou vídeos de performances poéticas. O que é o caso deste número cuja temática é “Le son d’amour”, e que inclui um DVD com vídeos de 41 autores e um CD com audiopoemas de 36 dos poetas participantes.
No total são cerca de 120 os poetas com obras representadas nesta edição da “DOC(K)S”, com poemas, textos teóricos, fotografias, poemas experimentais e visuais e fotoperformances, para além dos já referidos poemas em áudio e em video.
Um menu extremamente completo no que respeita à poesia contemporânea, conforme têm sido todos os números desta revista editada em Ajaccio, França, sobretudo as últimas duas séries (de 1991 até agora).
Aproveito para lembrar que o Nº 80/81/82/83/84/85/86 da 1ª série, publicado em 1987, foi dedicado a Portugal, com um “dossier” de mais de 100 páginas organizado por mim, com um texto introdutório sobre a poesia visual e a performance portuguesa, e quase uma centena de poemas visuais e fotografias de performances de praticamente todos os artistas que na altura se dedicavam a estas formas expressivas.
Com um comité de redacção internacional do qual também faço parte e que inclui nomes como Démosthène Agrafiotis, Dmitry Bulatov, Bartolomé Ferrando, Edouard Escofett, Giovanni Fontana, Pierre Garnier, John Giorno, Richard Martel, Boris Nieslony, Clemente Padin, Sarenco ou Seiji Shimoda, participam neste “Le son d’amour”, (para além de quase todos estes autores) Julien D’Abrigeon, Frédéric Acquaviva, Nadine Agostini, Charles Dreyfus, Luc Fierens, Richard Kostelanetz, Emílio Morandi, Nicola Frangione, Shin Tanabe, Lucien Suel, Artur Tajber, Liliane Giraudon, Jean-Jacques Viton…
A revista custa 50 € e o contacto é: akenaton_docks@sitec.fr
Fernando Aguiar, "Soneto Acerca do Erotismo", 1997

Sem comentários: