domingo, 28 de março de 2010

LINGUAGENS D’ESCRITA(S)
A exposição LINGUAGENS D’ESCRITA(S) – Poesia Experimental do Arquivo Fernando Aguiar inaugurou no dia 20 de Março na Biblioteca Municipal António Botto e na Galeria Municipal, ambas na cidade de Abrantes.
Esta será a primeira de uma série de exposições que pretendo fazer durante os próximos anos, em várias cidades, com o objectivo de divulgar esta forma de expressão artística e de dar a conhecer um Arquivo que vem a ser constituído desde 1983.
Estimo que o Arquivo possua cerca de 2.500 obras originais, quase todas de Poesia Experimental e Visual, mas também de artistas Fluxus, Arte Conceptual, Performance e Mail-Art. Para além das obras, existe um acervo com cerca de 15.000 documentos constituído por livros, catálogos, cartazes, desdobráveis, postais, textos, cassettes, cd’s e dvd’s de poesia sonora, vídeos, assim como slides e fotografias de poetas e de inúmeras performances que fui registando nos Festivais em que participei.
Em Abrantes estão patentes 70 poemas visuais e cerca de 60 documentos, uma pequena parte do Arquivo, mas ainda assim houve necessidade de alargar a exposição a dois espaços culturais desta cidade. E, por haver uma relação mais forte com a palavra e por esta se expressar na nossa língua, as obras dos poetas portugueses foram colocadas na Biblioteca, enquanto que os trabalhos dos poetas estrangeiros ficaram na Galeria Municipal.
São eles: Arnaldo Antunes, Arrigo Lora-Totino, Artemio Iglesias, Bartolomé Ferrando (autor do poema-objecto da capa do catálogo), Bernard Heidsieck, Clemente Padin, Edgardo Antonio-Vigo, Enzo Minarelli, Fernando Millán, Giovanni Fontana, Julien Blaine, Karel Trinkewitz, Karl Kempton, Paula Claire, Ruggero Maggi, Ryosuke Cohen, Sarenco e Tibor Papp.
Devido à extensão da exposição, ficam agora algumas fotos da exposição com os poetas estrangeiros, na Galeria e, proximamente, colocarei as fotografias tiradas na Biblioteca António Botto.

1 comentário:

Eliane Accioly disse...

Que blog rico!
Para ver com tempo...
Um abraço,

Eliane