domingo, 17 de junho de 2012



RETÍTULOS

Como estamos na onda das comemorações das minhas principais actividades que assinalam este ano o seu 25º aniversário, vamos então relembrar a exposição “RETÍTULOS”, apresentada no Atelier 15, uma pequena mas simpática Galeria em Campo de Ourique, que encerrou as portas algum tempo depois.

Segundo me recordo, o título da exposição foi sugerido pelo Alberto Pimenta, e a ideia para estas obras, praticamente todas criadas especificamente para a exposição, era o de apresentar trabalhos que constituíssem uma recriação de obras realizadas anteriormente pelos mesmos autores, produzidas dentro da uma mesma linguagem estética.

Com esse objetivo convidei Ana Hatherly, o Abílio-José Santos, o Alberto Pimenta, o Antero de Alda, o E. M. de Melo e Castro, e eu próprio participei em “RETÍTULOS”.

Cristina de Azevedo, num artigo publicado no jornal “O Tempo” de 15 de Janeiro, referiu que “A proposta desta exposição fundamenta-se no facto de todos estes poetas defenderem que uma obra nunca é o fechar de um ciclo, não corresponde portanto a um fim, mas é sempre um universo de possibilidades a explorar” ou, como afirmou Ana Hatherly no mesmo artigo, “ …a produção não é definitiva, mas consiste sempre num requestionar, numa recorrência renovadora, ou seja, numa recriação plena e intensa”.

E o resultado foi uma curiosa e criativa exposição de poesia visual.


E. M. de Melo e Castro, Fernando Aguiar, Ana Hatherly e Alberto Pimenta, 1987

Sem comentários: