sábado, 7 de julho de 2012


OPEN WORLD

Recebi recentemente o Nº 91 do zine OPEN WORLD, editado em Belgrado por Dobrica e Rorica Kamperelić. Tenho participado com alguma regularidade nesta publicação que se tem mantido ativa ao longo dos anos, apesar de guerra que assolou a Sérvia durante os anos 90. Ainda assim, e durante esse tempo, tenho ideia de terem sido editados alguns exemplares da OPEN WORLD, ultrapassando as extremas dificuldades económicas com que os sérvios (os Kamperelić incluídos) se confrontaram.

O grupo de artistas “alternativos” que colaboram com este casal, são bastante ativos no campo da performance, mas também na mail-art, e na promoção de instalações, exposições e na organização de Festivais.

Recebem regularmente a visita de artistas plásticos de todo o mundo que participam nos eventos que promovem ou, simplesmente os visitam, o que fica registado nas páginas da revista.

Neste número colaboram nomes como Carla Bertola, Emilio e Franca Morandi, César Reglero, Irene Caesar, Darko Vulic, Fernando Aguiar, José Vanderbroucke, Pere Sousa, Jorge Grimm, Andrzej Dudek-Dürer, grupo Kvart, Bartolomé Ferrando, Bill Gaglione, Fausto Grossi, Peter W. Kustermann, John Held Jr., Emerenciano, Jelica Eli, Scott MacLeod, Giovanni Fontana, Daniel Daligand, Black Market e Javier Seco.


Fernando Aguiar, colagem, 2010

Sem comentários: