quinta-feira, 16 de agosto de 2012


DOC(K)S

Em 1986 Julien Blaine convidou-me para organizar o número da revista DOC(K)S dedicada a Portugal, convite que muito me satisfez porque na altura a DOC(K)S era  a mais importante revista de “vanguarda” (poesia experimental e visual, performance, fotografia, desenho, electrografia…) que se publicava na europa, e ainda hoje (dirigida por Philippe Castelin e Jean Torregrosa), é a mais importante publicação internacional que se dedica essencialmente à poesia visual.

Com números a rondar as 400 páginas, esta sempre foi uma revista de “peso” em todos os sentidos, e receber aos 29 anos o convite para organizar um número desta prestigiada revista, foi um verdadeiro desafio. (Entretanto, e ao longo destes anos, já participei numa dúzia de edições. Faço parte, aliás, do comité de redação internacional da DOC(K)S).

Como me foi dada “carta branca” para organizar essa edição, resolvi dividir a colaboração em duas secções que para mim eram as mais significativas na altura e que estavam mais de acordo com o espírito da revista, considerando que Julien Blaine queria dar uma visão daquilo que se estava a fazer de mais inovador no campo das artes e da literatura em Portugal.

Na primeira, com um prefácio que intitulei “Quelques notes sur la poésie visuelle portugaise”, incluí obras de António Dantas, E. M. de Melo e Castro, Ana Hatherly, Alexandre O’Neil, António Barros, António Campos Rosado, Antero de Alda, António Aragão, Alberto Pimenta, Silvestre Pestana, Abílio-José Santos, José-Alberto Marques, António Nelos e Fernando Aguiar.

Na segunda parte, que se inicia com o texto “La Performance au Portugal “ foram apresentadas fotos de intervenções de António Barros, Vítor Pi e Joaquim Lourenço, Carlos Gordilho, Fernando Aguiar, Miguel Yeco, Rui Órfão, Ção Pestana, Delphim Miranda, Albuquerque Mendes, Elisabete Mileu, Grupo Neon (Carlos Barroco, José Fabião e Nadia Bagiolli), Francisco Ginjeira, Artitude:01 (António Barros, Isabel Carlos, Isabel Pinto, João Torres, José Louro e Rui Órfão), António Olaio, Ana Hatherly, João Vieira, e Alberto Carneiro, terminando a secção dedicada a Portugal com uma bibliografia sobre a Poesia Visual Portuguesa.

A capa da DOC(K)S Nº 80, publicada faz agora 25 anos, foi feita com a fotografia de uma performance de Ção Pestana intitulada “Vénus-Ção”, de 1984.

Fernando Aguiar, "Ensaio deste Tamanho", 1983


António Olaio, 1985


Elisabete Mileu, 1985


Miguel Yeco, 1985


Carlos Gordilho, 1985


Fernando Aguiar, 1985

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