quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


O CONTRÁRIO DO TEMPO
 
Faz hoje 6 anos que se deu início à aventura que foi escrever regularmente um blog que tinha como único objetivo divulgar as atividades artísticas nas quais participei ou ia produzindo.

Foram mais de 350 textos com as respetivas imagens que aqui foram divulgados durante esses anos, que resultaram numa espécie de diário ou “semanário” das minhas atividades artísticas, literárias e organizativas.

Apesar da recorrente falta de tempo, foi quase sempre um prazer referir as exposições, os livros, as participações em revistas, em antologias e as organizações em que estive envolvido; mostrar os meus trabalhos e referir igualmente todos aqueles que participavam nessas manifestações, a grande maioria amigos destas aventuras alternativas, ou pessoas por quem tenho bastante apreço.

Mas a verdade é que nos últimos tempos tudo se tem complicado a diversos níveis, a acrescentar a algo bastante desmotivador, que é o facto de “O CONTRÁRIO DO TEMPO” ter registado, nos últimos meses um decréscimo de visitas o que, em última análise, faz com que todo este esforço seja apenas para eu e alguns amigos usufruirmos. Apesar das cerca de 57.000 visualizações contabilizadas desde o início. Mas numa altura em que o excesso de trabalho se intensifica e os problemas de carácter pessoal aumentam, não se justifica continuar.

Aproveito assim, e sem qualquer dramatismo, o facto de comemorar hoje o 6º aniversário deste blogue, para anunciar que ele termina hoje mesmo. Talvez um dia o venha a reativar mas, muito provavelmente, isso não acontecerá nos próximos tempos.

Agradeço a todos os que visitaram regularmente “O CONTRÁRIO DO TEMPO” e a todos os que foram incentivando a que mantivesse este canal de divulgação e de informação.

Ainda assim poderei recorrer, sempre que achar necessário, ao blog FERNANDO AGUIAR ( http://fernando-aguiar.blogspot.pt/ ), ao qual, em boa verdade, nunca dei grande atenção, e que serviu essencialmente para colocar originais e vídeos. E continuará com essa função.

Como ilustração desta última postagem deixo as capas daquelas que seriam as próximas: o extraordinário trabalho de Francisco Peralto e dos seus filhos com a edição de uma obra fundamental para a poesia visual espanhola, mas também internacional, “VISUAL LIBROS”; a capa da revista “PHAYUM II”, organizada pelo poeta e amigo José-Carlos Beltrán, que tive o prazer de conhecer em V. N. de Foz Côa, em 2002, juntamente com Nieves Salvador, casal que 2 anos mais tarde foi a Valencia para me cumprimentar, antes da performance que fiz no I.V.A.M. Foi a última vez que tive a oportunidade de abraçar o José-Carlos; o cartaz do Congresso Brasileiro de Poesia e da “XVII MOSTRA INTERNACIONAL DE POESIA VISUAL”, este ano dedicada à poesia visual portuguesa, e a edição de mais uma antologia “POETA MOSTRA A TUA CARA”, iniciativa de Ademir A. Bacca, e que reproduz na capa um poema visual meu, da série “Calligraphies”.

Curiosamente, as primeiras fotografias que foram colocadas neste blog, em 2007, foram fotopoemas realizados na cidade brasileira de Montes Claros, em 2005, e termino com um fotopoema publicado na capa desta antologia de Bento Gonçalves, criado também na região de Minas Gerais, na cidade de Diamantina, em 2006, reforçando assim a minha ligação cultural e afetiva com o Brasil e os escritores brasileiros.
 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
 
 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

 
II MOSTRA IBERO-AMERICANA
DE POESIA VISUAL
 
Inaugurou no dia 25 de Janeiro, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre no Brasil (num belíssimo edifício que tive a oportunidade de visitar por duas vezes, no final dos anos 90, quando participei no Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves), a II Mostra Ibero-Americana de Poesia Visual, organizada pelo poeta Paulo Bacedônio.
 
Os poetas participantes nesta Mostra que vai estar patente ao público até ao dia 9 de Março, são: Antonio Miranda, Onna Agaia, Paulo Bruscky e Pedro Vaz (Brasil), Celma Garcia (Uruguai), Claudio Mangifesta e Hilda Paz (Argentina), Emanuel Félix e Fernando Aguiar (Portugal), Enrique Enriquez (Cuba), Filipe Lamadrid, Rafael de Cózar e Ramón de Basterra (Espanha) e, finalmente, o mestre colombiano Tulio Restrepo.
 
O cartaz da II Mostra reproduz um poema visual meu intitulado “Ensaio a duas Mãos (Para o Alberto Pimenta)”, de 1997.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

 
 

RAMPIKE
 
Durante o ano de 2012 chegaram-me às mãos os dois números da revista canadiana RAMPIKE respetivamente o Vol.21/Nº1 e o Vol.21/Nº2, ambas como mesmo tema: “Poetics: Part One e Poetics: Part Two”, revista da qual sou o correspondente em Portugal.
 
Cada edição conta com a colaboração de várias dezenas de escritores, poetas e artistas, com contos, narrativas, poemas verbais, experimentais e visuais, entrevistas e fotografia, numa revista essencialmente dedicada às literaturas atuais, mas com uma evidente ligação às artes, sob a direção do Prof. Karl E. Jirgens.
 
No primeiro volume temos material de Andrew Topel, Jerome Rothenberg, W. Mark Sutherland, Alain Davies, Lucy Howe, Steve McCaffery, Derek Beaulieu, Carla Bertola e Pete Spence.
 
No segundo, com uma conseguida capa onde sobressai o poema de Reed Altemus, destaco as participações de Michael Winkler, Leonard Cohen & Judith Fitzgerald, Charles Bernstein, Richard Kostelanetz, Brian Ang, Bill Bissett, Nick Power, Raquel Torres e Nico Vassilakis.