terça-feira, 30 de setembro de 2008

BRAIN CELL Nº 719
Não sei exactamente como hei-de classificar esta originalíssima publicação, se é que se pode considerar, sequer, uma publicação. Habituados que estamos às classificações e a colocar tudo em cacifos pré-organizados, esta obra (pelo menos acho que a posso designar assim) escapa a tudo o que tenho visto ao longo destes 35 anos de actividade criativa.
BRAIN CELL é editada com intervalos de 8 a 12 dias, vai na edição 719 e é constituída por uma folha A-3 impressa por um processo que à primeira vista parece serigráfico, mas será certamente uma electrografia (embora não seja uma tradicional fotocópia a cores), com uma tiragem de 130/150 exemplares normalmente numerados e assinados.
É constituída por endereços, fotografias, logótipos, desenhos, carimbos e por colagens de pequenas tiragens em papel enviadas pelos colaboradores. Este material é trabalhado criativamente pelo Ryosuke Cohen, o autor da façanha, e é depois enviado aos participantes (cerca de 50 por cada edição), publicações em vários países e até para exposições internacionais.
Quando em 1987 organizei o 1º Festival Internacional de Poesia Viva no Museu Municipal Dr. Santos Rocha, na Figueira da Foz, a participação do Ryosuke Cohen (artista de Osaka) consistiu numa instalação com mais de duas dezenas de edições de BRAIN CELL.
Daí para cá tenho participado em vários números desta aventura, que é igualmente de louvar pela longevidade e regularidade com que o artista/editor a produz.
Na imagem, um pormenor da edição Nº 719.

Sem comentários: