sexta-feira, 6 de março de 2009

LETRA, SÍMBOLO CÚMPLICE
Este é o título da primeira exposição em Portugal do artista cubano Artemio Iglesias, inaugurada ontem na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, e que vai estar patente ao público até ao dia 28 de Março.
Conheci o Artemio em 2003 no Brasil, quando fiz parte do júri de premiação do Congresso Internacional de Artes Plásticas, em Bento Gonçalves, e depois voltei a encontrá-lo nesse mesmo ano em Cuba, durante a minha participação na 8ª Bienal de Havana, e mais tarde, em 2006, quando participei no XI Festival Internacional de Poesia de La Habana.
No pequeno texto incluído no desdobrável da exposição, escrevi o seguinte: “ARTEMIO IGLESIAS, designer e gravador nascido em Havana, para além de exímio desenhador, é autor de uma personalizada obra poético-visual onde associa as letras e as palavras às técnicas próprias da pintura e à correspondente expressividade cromática, criando obras de uma grande densidade visual.
À força da cor, Artemio adiciona, por vezes, os relevos próprios da gravura, utilizando objectos comuns como chaves, clips, botões, compassos, agulhas, escantilhões, etc., e outros nem tanto como, por exemplo, uma espinha de peixe, o que dá uma especial energia às suas obras, com um cunho vincadamente pessoal.
Praticamente desconhecido em Cuba como poeta visual, Artemio Iglesias tem visto os seus trabalhos divulgados no exterior, nomeadamente em revistas internacionais como “Rampike” e “Steak Haché” (Canadá), “EL Tejedor de Palabras” e “Veneno”(Espanha), “Palavra em Mutação”, “Bíblia”, “Big Ode” e “Bicicleta” (Portugal), “Blackbird” e “Indefinite Space” (Estados Unidos da América), “La Hoja M” (Argentina), “Anartiste” (França), “Delta” (Japão), e na antologia espanhola “Gramma Visual”, assim como em exposições internacionais, principalmente no Brasil.
O seu trabalho é reconhecido sobretudo como gravador e designer, sendo autor do livro “Algunas Experiencias Sobre DISEÑO GRÁFICO”, publicado pela Universidad Autónoma de Guerrero, no México, em 2004. Em 2005 recebeu o Prémio Nacional de Artes Gráficas de Cuba”.
A exposição está aberta de 3ª a Sábado, das 10.30 até às 18.30 horas, na Rua Guilherme Gomes Fernandes em Odivelas. Para mais informações, consultar o site http://www.cm-odivelas.pt/

Sem comentários: