segunda-feira, 6 de julho de 2009

I’ MAN

No passado dia 2 o poeta José-Alberto Marques lançou o seu último livro “I’MAN”, na Galeria Valbom, que contou com a presença de um razoável número de escritores, artistas plásticos e amigos. A apresentação foi feita pelo poeta Liberto Cruz e pelo editor Rodrigues Vaz, ao que se seguiu uma leitura de poemas pelo autor.
A antologia que reúne obras verbais, experimentais, visuais e diversas fotografias, pretende comemorar os 50 anos de actividade do poeta e, simultaneamente, da publicação do poema “Solidão”, em 1958, na “revista dos finalistas do Colégio Andrade Corvo”, em Torres Novas.
O livro conta também com as colaborações de E. M. e Melo e Castro, Virgil Mihaiu, Fernando Aguiar, Manuel da Costa Leite, Richard Martel, Xosé Lois Garcia, Ana Hatherly, Ramiro Correia, Giancarlo Cavallo, Urbano Tavares Rodrigues, Emerenciano, Rui Pacheco e António Castilho, com textos, mensagens, ilustração e fotografias.
Em relação ao meu texto, terminei dizendo o seguinte: “Acho que o José-Alberto prefere saborear o agridoce das palavras, de as baralhar para descobrir dentro de um saco cheio de letras e sílabas as palavras que precisa para construir os seus poemas e romances. Sei que gosta de as degustar lentamente, sentir-lhes o cheiro, o ruído, a textura e a cor antes de as ordenar e de as alinhar (ou não), para resultarem na prosa ou no poema. Mas para mim, foi na poesia experimental que este autor conseguiu levar mais longe a sua criatividade e capacidade de inovar, de elevar – através dos jogos espaciais com que os poetas da experimentalidade gostam de trabalhar – as palavras ao expoente que faz delas uma obra de arte.”
Neste momento e até ao dia 12, José-Alberto Marques estará no Brasil a participar na quinta edição do “BELÔ POÉTICO – ENCONTRO NACIONAL DE POESIA”, em Belo Horizonte. Eu tive o prazer de participar na edição do ano passado, pelo que envio daqui um abraço aos organizadores do evento Virgilene Araújo e Rogério Salgado, assim como a todos os poetas participantes, entre os quais se encontram vários amigos meus.
José-Alberto Marques, Liberto Cruz e Rodrigues Vaz
José-Alberto Marques durante a leitura de poemas

1 comentário:

espinalMedula disse...

Hey, Fernando, onde é que eu posso adquirir este livro? Há algum site por aqui na web onde eu o possa encomendar?
A tese sobre o teu trabalho está em curso, há já um texto sobre o teu "poema digital"
abraço
Luis