sexta-feira, 17 de julho de 2009

PORTUGUESIA
FESTA DA POESIA LUSÓFONA
O auditório da Casa de Camilo Castelo Branco em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão, foi palco da Festa da Poesia Lusófona – PORTUGUESIA, durante os dias 10 e 11 deste mês.
PORTUGUESIA é um extraordinário projecto do poeta brasileiro Wilmar Silva, que tem como principal objectivo aproximar as poéticas espalhadas pelos diversos países de língua lusófona.
Para iniciar o projecto, Wilmar Silva esteve o ano passado em Portugal, na Guiné-Bissau e em Cabo Verde, onde entrevistou dezenas de poetas e gravou-os em vídeo a dizer os seus poemas. Posteriormente seleccionou 5 poemas de 101 dos poetas entrevistados e organizou um livro de 500 páginas contendo os poemas e um DVD com cerca de 2 horas de duração com alguns dos poemas recitados.
Este gigantesco projecto é para continuar nos próximos anos com os restantes países de língua portuguesa que não estão representados, e com novos poetas dos países já visitados. Mas do livro falarei posteriormente.
Foi no bonito edifício construído por Siza Vieira em frente à casa onde Camilo Castelo Branco viveu os últimos anos da sua vida (onde se suicidou) e escreveu grande parte da sua obra, que o projecto e o livro PORTUGUESIA foram apresentados em Portugal, ao que se seguiram 6 mesas-redondas que tiveram, entre outros, os seguintes participantes: Filipa Leal, Ruy Ventura, João Miguel Henriques, Antero Barbosa, Aurelino Costa, Ana Viana, Américo Teixeira Moreira, Fernando Aguiar, João Rasteiro, Luís Serguilha, Ana Gusmão, Jorge Reis-Sá, Rui Costa, E. M. de Melo e Castro, Jorge Melícias, Tony Tcheca e o próprio Wilmar Silva, e onde de debateram temas como “Liberdade, Experiência, Linguagens”, “Quotidiano, Violência, Misticismo”, “E-book, Video, Performance”, ou “Poesia de Livro: Objecto e Produto”, e lidos igualmente alguns poemas pelos poetas participantes.
Perante o resultado positivo destes dois dias, o Dr. Leonel Rocha, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, deixou o convite para que no próximo ano se desse continuação a esta Festa da Poesia Lusófona, tendo o projecto PORTUGUESIA como o elemento central desse encontro das poéticas de expressão lusófona.

1 comentário:

Leo Lobos disse...

saludos desde Santiago de Chile, es un gusto ver a algunos queridos poetas de Brasil y Portugal reunidos en este encuentro fantástico.

Un abrazo desde el sur de AMERICA,

Leo Lobos