segunda-feira, 25 de outubro de 2010


CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA

Começa hoje o XVIII Congresso Brasileiro de Poesia, organizado desde sempre pelo poeta Ademir A. Bacca, em Bento Gonçalves, a denominada “Cidade da Uva e do Vinho”, no Rio Grande do Sul, Congresso no qual participei 4 vezes entre 1996 e 2003.

Em simultâneo realizam-se o XVIII Encontro Latino-Americano de casas de Poetas e a XV Mostra Internacional de Poesia Visual, cujas primeiras edições foram organizadas por Hugo Pontes, Clemente Padin e por Fernando Aguiar.

Este ano o poeta homenageado é Ferreira Gullar, e o Congresso integra uma série de actividades que envolvem as escolas e a população desta cidade gaúcha e que decorrem até ao dia 29 desde as 8.00 horas, com as visitas das escolas às exposições de Poesia Visual e com a ida às escolas dos poetas participantes no Congresso (estão envolvidas uma dezena de escolas básicas e secundárias), palestras que decorrem durante o final da manhã, até aos recitais que começam à tarde e se prolongam pela noite.

Os poetas que vão estar em Bento este ano são, entre outros, Ronaldo Wernek, o Grupo Poesia Simplesmente, Renato Gusmão, Cláudia Gonçalves, Dalmo Saraiva, Tanussi Cardoso, Telma da Costa, Glauter Barros, Eduardo Tornaghi, o Jiddu Saldanha, que vai coordenar a “Poesia na Quarta capa” e o Artur Gomes com o recital “Torre de Babel”.

Haverá ainda a abertura, amanhã à noite do XX Salão Internacional de Artes Plásticas do Proyecto Cultural Sur, do qual já fiz parte do Júri, em 2003, e o lançamento das antologias “Poesia do Brasil” (Vol. 11), “Interfaces de Paz e Amor” e “Poemas à Flor da Pele” (Vol. 3).

Este ano a XV Mostra Internacional de Poesia Visual foi organizada por mim e, a convite do Ademir A. Bacca, vou apresentar também uma pequena retrospectiva do meu trabalho entre 1972 (data dos meus primeiros poemas visuais) até 2005. Mas destas exposições falarei proximamente.

Bento Gonçalves, 2003

Sem comentários: