terça-feira, 23 de novembro de 2010


POEMOGRAFIAS
EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE POESIA VISUAL

Com a aproximação do final do ano, começa a ficar pouco tempo para lembrar alguns projectos que fazem agora 25 anos, como é o caso de PERFORM’ARTE – I Encontro Nacional de Performance, que co-organizei com o Manoel Barbosa e com a Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, do livro POEMOGRAFIAS – Perspectivas da Poesia Visual Portuguesa, e da exposição que lhe esteve associada, ambos organizados por mim e pelo Silvestre Pestana (factos recordados no mês passado quando, curiosamente, nos encontrámos os três, juntamente com outros performers que participaram em PERFORM’ARTE, durante o Encontro LINE UP, que decorreu no final de Outubro em Coimbra, e que também será objecto de uma postagem, assim que me forem enviadas fotografias das performances realizadas).

Considerando que em Setembro do ano passado recordei o livro POEMOGRAFIAS, a propósito de ter feito nesse mês 26 anos que conheci a quase totalidade dos poetas “históricos” da Poesia Experimental Portuguesa, falemos então de “POEMOGRAFIAS – Exposição Itinerante de Poesia Visual”, que foi organizada na sequência da publicação do livro, que considerámos desde logo ser uma componente importante do projecto POEMOGRAFIAS, atendendo ao facto do nosso trabalho não se reduzir à bidimensionalidade da página do livro, mas igualmente para ser exposto e apresentado noutros suportes, como a instalação, objecto ou a performance.

Com um catálogo de 24 páginas patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, a exposição foi apresentada durante 1985 na Galeria Diferença, em Lisboa (21 de Janeiro a 8 de Fevereiro), na Galeria Nova, em Torres Vedras (2 a 16 de Março),na Galeria Municipal de Arte, em Évora (5 a 26 de Maio) e na Galeria C.A.P.C, em Coimbra (16 a 30 de Novembro). Esteve também prevista uma apresentação na Galeria Mercado de Escravos, em Lagos, durante o mês de Julho, mas como a direcção da galeria não assegurava o acompanhamento da exposição, e eu não tive possibilidade de ficar 15 dias em Lagos, optei por não a apresentar nessa cidade.

Seria interessante falar separadamente de cada uma das 4 apresentações, porque todas elas tiveram características diferentes relacionadas com os espaços e com a disponibilidade dos poetas para participarem e realizarem leituras ou performances. Mas por manifesta falta de tempo, deixarei isso para uma outra oportunidade.

Talvez para quando se comemorar os 30 anos sobre a sua apresentação…

Participaram na exposição todos os poetas representados no livro, isto é, Abílio-José Santos, Alberto Pimenta, Ana Hatherly, Antero de Alda, António Aragão, António Barros, E. M. de Melo e Castro, Fernando Aguiar, José-Alberto Marques, Salette Tavares e Silvestre Pestana.

Nas inaugurações foram apresentadas leituras ou performances por Salette Tavares, Alberto Pimenta e E. M. de Melo e Castro, na Galeria Diferença, Alberto Pimenta na Galeria Nova em Torres Vedras e na Galeria Municipal de Évora, e de E. M. de Melo e Castro e Fernando Aguiar, na Galeria C.A.P.C.


 Salette Tavares, Gal. Diferença

Alberto Pimenta, Gal. Diferença

  E. M. de Melo e Castro, Gal. Diferença

 Alberto Pimenta, Gal. Nova

 Alberto Pimenta, Gal. Mun. de Évora

 Alberto Pimenta, Gal. Mun. de Évora

 E. M. de Melo e Castro, Gal. CAPC

 Fernando Aguiar, Gal. CAPC

Sem comentários: