quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ABSTRACÇÃO
ARTE PARTILHADA

O Millennium BCP inaugurou no dia 16 de Novembro a segunda apresentação da exposição ABSTRACÇÂO - Arte Partilhada, na Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia.

A exposição, que já tinha sido apresentada este ano na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, foi organizada por Raquel Henriques da Silva e integra nomes históricos na pintura abstracta em Portugal, como Helena Vieira da Silva, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Paula Rego, António Areal, Artur Bual, Júlio Pomar, Nikias Skapinakis, Nadir Afonso, Ângelo de Sousa ou Jorge Pinheiro, até pintores que apareceram posteriormente como Teresa Magalhães, Justino Alves, António Palolo, Fernando Aguiar ou Pedro Casqueiro.

No desdobrável que acompanhou a exposição em Lisboa, a investigadora Ana Ruivo referiu: “Tendo como figura proeminente do abstraccionismo geométrico Nadir Afonso, trouxeram-se ao percurso experiências alicerçadas no recurso aos signos geométricos, à tessitura dos seus ritmos, ao trabalho cromático e formal que os organiza. São propostas que se reformularão anos mais tarde, em trabalhos como os de Fernando Aguiar, fazendo desses elementos vocábulos de uma construção poética visual, ou os de Pedro Casqueiro, em telas de estrutura dissonante”.

Segundo o Portal do Cidadão de Vila Nova de Gaia, “A mostra estará patente até 30 de Janeiro de 2011 e reúne uma selecção de 74 pinturas representativas do abstraccionismo português e estrangeiro e está revestida de notável interesse pela diversidade e qualidade das obras expostas…”

Fernando Aguiar, 1976-1982

Sem comentários: