sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


IMERGÊNCIA
 
De 5 a 13 de Novembro, realizou-se em vários locais de Lisboa o Festival IMERGÊNCIA – Performance / Intervenção / Experimentação Sonora / Video Art, no qual participaram cerca de 50 artistas nacionais e estrangeiros.

No Espaço do Urso e dos Anjos apresentaram performances o Colectivo Bu, Rocío Boliver, João Abel e Vasco Roncon, Filipa Aranda,  Thomas Kahrel e João Branco, Andrea Inocêncio, Ramón Churruca, Yanomine Miguel e Victor Bonet. Nas conversas sobre “Performance – o Discurso do Efémero no Contexto Português” participaram Natxo Checa, Miguel Moreira, Fernando Aguiar, Leonor Areal e Fátima Séneca.

Na Praça do Comércio realizaram-se as intervenções de Maria dos Milagres, Fabi Borges, Mario Cruz, Cristian Guardia, Hugo de Almeida Pinho e André Fonseca, Paco Nogales e Vitor Lago Silva.

Nos dia 10 e 11, as performances decorreram no Instituto Francês com as actuações de Serge Pey e Chiara Mulas, Fanny Torrès, Emilie Parendeau e de Anne-James Chaton, para além de uma exposição documental sobre o happening a e performance em França.

O Festival terminou na Galeria Zé dos Bois com uma Mostra de vídeo de performances espanholas e um documentário sobre Os Felizes da Fé realizado por Leonor Areal. As performances foram apresentadas por Alberto Pimenta, Lúcia Prancha e Sara Nunes Fernandes, Susana Chiocca, António Azenha, o Grupo PAN, Márcio-André e Ana Gesto, Alexandre A. R. Costa, Paco Nogales, Hugo de Almeida Pinho e André Fonseca, Ana Matey, terminando com a performance de João Garcia Miguel, Rui Gato e Sara Ribeiro.

Na ZDB teve ainda lugar mais uma conversa sobre “Performance – O Discurso do Efémero no Contexto Português” com José Alberto Ferreira, António Azenha, Paulo Raposo, Alexandre A. R. Costa, João Fiadeiro, Susana Chiocca e Chambel Santos.

Resta dizer que IMERGÊNCIA foi organizado por Nuno Oliveira e por Guida Chambel, que se esmeraram por levar adiante um Festival desta envergadura, praticamente sem meios económicos, isto a juntar ao relevante trabalho organizativo com a série de performances que apresentam mensalmente sob a designação de EPIPIDERME, primeiro na Fábrica do Braço de Prata e nos últimos meses no Espaço do Urso e dos Anjos.


 Serge Pey


Alberto Pimenta


António Azenha


Susana Chiocca


Márcio-André


Sem comentários: