sábado, 28 de março de 2009

POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA

NA COLECÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Nos Paços da Cultura de S. João da Madeira inaugurou no dia 22 a exposição POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA - COLECÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES, que vai estar nesta cidade até ao dia 10 de Maio.
São apresentadas obras dos anos 60 até 1984 de Ana Hatherly, António Aragão, António Barros, E. M. de Melo e Castro, Fernando Aguiar, Salette Tavares e Silvestre Pestana.
João Fernandes, o comissário da exposição, diz na folha de sala: “Referenciada como concreta, visual e espacial noutros lugares, esta poesia vai em Portugal autonomear-se como experimental, manifestando assim uma relação com a análise científica do texto e da linguagem, assim como a manifestação do desejo de uma liberdade de experimentação que em Portugal se encontrava condicionada pelas regras da censura e da repressão política. Nos seus eventos, exposições, objectos e edições, os poetas experimentais surgem em Portugal como precursores das linguagens conceptuais e da arte processual, usando materiais pobres redefinindo o objecto de arte e insistindo na revelação do próprio fazer inerente à criação artística.
Vanguardistas em relação ao contexto literário e artístico português, sofrerão por outro lado uma marginalização consequente da radicalidade de muitas rupturas em relação a estes dois campos. Nos dias de hoje a Poesia Experimental Portuguesa é uma desconhecida de grande parte dos públicos literários e artísticos portugueses, apesar de representar um daqueles raros momentos em que no século XX, um conjunto de criadores foi em Portugal completamente contemporâneo do seu tempo, participando assiduamente em todas as exposições e publicações internacionais das mais significativas neste contexto.”
Mais informações podem ser disponibilizadas em http://www.pacosdacultura.blogspot.com/
Ana Hathertly e Salette Tavares
E. M. de Melo e Castro e Silvestre Pestana
António Aragão
Fernando Aguiar e António Barros
E. M. de Melo e Castro
A.Barros, S. Tavares, F. Aguiar e E. M. de Melo e Castro

1 comentário:

francesco disse...

Oi Fernando!

Continuo fã de seu trabalho! Parabéns pelo blog!´está excelente! Espero nos encontrarmos de novo aqui no Brasil ou aí em Portugal.

Abraço!