domingo, 27 de dezembro de 2009

POESI AV ISUAL
Depois da exposição em Madrid, do livro publicado em S. Paulo e de outro livro editado também em Madrid, dá para terminar o ano com uma efeméride: Faz 30 anos que realizei a minha primeira exposição individual.
Foi na galeria da Escola Superior de Belas-Artes, de 7 (estava quase a fazer 23 anos) a 21 de Maio de 1979, e apresentei 47 poemas visuais criados entre 1972 e 1978, conforme a lista que está em baixo.
Muitos poemas, sobretudo os primeiros, foram bastante influenciados pela obra do António Aragão, o primeiro poeta experimental que descobri e cujo trabalho me fascinou ao ponto de aos 16 anos começar a criar também poemas “visuais”. Porque na realidade comecei logo a utilizar imagens nos meus poemas, coisa que ainda não era habitual entre os poetas experimentais em meados dos anos 70.
Expor 47 trabalhos nessa altura foi uma verdadeira aventura, e apresentei a minha primeira (pequena) instalação intitulada “Socorro”, que pertence agora ao Museu de Serralves, e que era parte de um projecto mais ambicioso que nunca chegou a ser realizado. (A maqueta desse projecto pertence também ao Museu).
Fez parte da exposição aquele que é o meu trabalho mais divulgado: “Dois Dedos de Conversa”. Para além do livro “O DEDO”, já foi publicado mais de 40 vezes em revistas, catálogos e em antologias de 16 países, e foi capa das revistas “Poetry Halifax Dartmouth” (Canadá), “Axle” (Austrália) e do jornal cultural “Garatuja” (Brasil).
Em 1999 incluí a maior parte destes poemas no livro “OS OLHOS QUE O NOSSO OLHAR NÃO VÊ”, depois de serem apresentados na exposição “PO.EX: O EXPERIMENTALISMO ENTRE 1964 E 1984”, em Novembro desse ano, no Museu de Serralves.
.
"A Espoleta do Último Nada", 1972
"A Cor da Cortiça", 1977
"Ensaio para uma Nova Expressão da Escrita", 1978
"Paz na Terra", 1978
"Dois dedos de Conversa", 1978

Sem comentários: