quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

POEMAS + OU - HISTÓ(É)RICOS
Já que estamos em maré de efemérides, aproveito para terminar o ano com mais uma: em 2009 fez 35 anos que publiquei o (meu primeiro) livro, “POEMAS + OU – HISTÓ(É)RICOS”, uma edição de autor feita aos 18 anos e paga com os meus primeiros ordenados. Na altura trabalhava numa agência de publicidade e, meses depois, comecei a dar aulas numa escola em Lisboa. Nesse tempo o dinheiro chegava para tudo…
São poemas de adolescência, pré-experimentalistas, bastante influenciados pelo surrealismo que estava a estudar nas Belas-Artes e do qual gostava bastante, a par das primeiras experiências de poesia visual.
Desse livro não há muito a dizer: tem 26 poemas, 64 páginas, a capa é desenhada por mim e, apesar de tudo, há um dos poemas que ainda digo com alguma frequência nas minhas performances mais “poéticas”: “O Tal Dedo”. Que vai reproduzido em baixo, junto a outros dois, para dar um cheirinho daquilo que são os “POEMAS + OU - HISTÓ(É)RICOS”…
.
.
“O TAL DEDO”
o acto de metermos o dedo no nariz
pode ser simultâneo e coincidente
como aconteceu agora ao suicidarmos
os dois o tal dedo.
.
.
“UM PÊLO NA GARGANTA”
ela
mostrou-me
um
pêlo
que
lhe
tinha
crescido
dentro
da
garganta
e
eu
sofregamente
mordi-o
e
cortei-o
com
os
dentes.
.
.
“O CICLO DA PEDRA”
uma pedra rola deitada
numa cama.
em seguida rola por baixo dela
e novamente
torna a rolar-lhe
por cima.
.
quer acreditem ou não
é isto o ciclo da pedra.

1 comentário:

Márcia Araújo disse...

Gostei muito de ler teus poemas de adolescente..rsss