quinta-feira, 24 de junho de 2010

SPANYOLNÁTHA
Este é o estranho nome de uma das mais conceituadas revistas digitais húngaras, na qual colabora o poeta Endre Szkárosi, com o qual mantenho um contacto que vem já dos anos 80.
Não me recordo em que ano comecei a trocar correspondência com o Endre Skárosi, mas estive pela primeira vez em Budapeste em 1989, a convite dele, onde fiz uma exposição individual na Lágymányosi Galeria e apresentei uma performance poética no Fiatal Múvészek Klubja.
Viagem inesquecível, sob vários pontos de vista. Até porque foi a primeira vez que visitei um país de leste. Quando a porta do avião se abriu levei com um vento gelado na cara (era noite, penso que estaríamos em Outubro/Novembro), e quando desci as escadas vi na minha frente um soldado húngaro, com um enorme gorro de pele enterrado na cabeça e com uma metralhadora semi-apontada para todos os que desciam…
Voltando à Hungria digital, e ainda antes de participarmos no Festival “Poesia Azione e Parole” em Santa Teresa Gallura, na Sardenha, do qual falarei mais à frente, o Endre dedicou a sua coluna ao meu trabalho, com um texto, curriculum, várias imagens de trabalhos meus, e dois vídeos de intervenções poéticas.

"Tormenta Literária", 1997
"Dentro de Fora. Fora de Dentro"(video), 2006

Sem comentários: