quarta-feira, 30 de junho de 2010

INTER 104
O número 104 da revista canadiana da qual faço parte do comité de redacção INTER – Art Actuel já foi publicado há alguns meses, mas com tantos eventos em que tenho participado, a referência a esta edição foi ficando para trás…
Inteiramente dedicada à temática “Indiens/Indians/índios”, estas cento e poucas páginas abordam a(s) arte(s) produzida por artistas contemporâneos de origem indígena onde as suas raízes estão bem patentes nos trabalhos que produzem. (É preciso não esquecer que toda a região do Québéc, onde esta revista se edita, tem fortes comunidades indígenas, que mantêm vivas praticamente todas as tradições dos seus antepassados. Inclusivamente é uma região canadiana de origem francófona, onde só se fala francês).
Este aspecto está bem patente nas instalações, vídeos, fotografia poesia/oralidade ou na performance destes artistas, mas seria necessário ver as dezenas de imagens que acompanham os textos para se ter uma melhor percepção daquilo que estou a dizer.
Os artigos são de autoria, entre outros, de Guy Sioui Durand, Véronique Audet, Denise Brassard, Domingo Cisneros, Pierre Gill, Sónia Robertson e Margaret Rind.
A INTER é dirigida por Richard Martel, que tem desenvolvido um importante trabalho de divulgação da arte contemporânea canadiana, assim como tem levado ao Canadá várias dezenas de artistas internacionais que têm exposto na Galeria do colectivo a que a INTER pertence, ou participado nos Festivais de Arte que a mesma promove todos os anos.

Sem comentários: