sábado, 19 de fevereiro de 2011



ABSTRACÇÃO


Depois da Sociedade de Belas-Artes em Lisboa e da Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, é a vez de Oeiras ver a exposição ABSTRACÇÂO - Arte Partilhada, constituída por obras de arte abstracta da colecção do Millennium BCP, que inaugurou ontem no Centro Cultural Palácio do Egipto, com a presença do Presidente da Câmara de Oeiras e do Presidente do Millennium BCP.

Organizada por Raquel Henriques da Silva, a ABSTRACÇÂO - Arte Partilhada integra nomes históricos na pintura abstracta em Portugal, como Helena Vieira da Silva, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Paula Rego, António Areal, Artur Bual, Júlio Pomar, Nikias Skapinakis, Nadir Afonso, Ângelo de Sousa ou Jorge Pinheiro, até pintores que apareceram posteriormente como Teresa Magalhães, Justino Alves, António Palolo, Fernando Aguiar ou Pedro Casqueiro.

Segundo o “Jornal de Oeiras” na edição de 15 de Fevereiro, a exposição “constituída por setenta obras do abstraccionismo português, que promete surpreender os visitantes com uma arte geométrica, figurativa e informal. Uma selecção cuidada e pertinente que coloca à disposição dos olhares os clássicos do abstraccionismo que irrompeu em Portugal na década de 30”.

As minhas 3 pinturas estão na foto em baixo, e a exposição poderá ser visitada até ao dia 30 de Abril, de terça a domingo, das 11.30 às 18.00 horas.


Fernando Aguiar, 1976 - 1982

Sem comentários: