domingo, 6 de fevereiro de 2011



SAEMANGEUM
FLAG ART FESTIVAL 2010

A convite de Jin-Sup Yoon, crítico de arte e professor na Universidade de Honam, participei num Festival de Bandeiras Criativas, na Coreia do Sul onde, num imenso espaço vazio (que eu penso ser o local de uma nova e tecnologicamente avançada cidade criada de raiz), foram colocadas várias dezenas de milhares de bandeiras, muitas idealizadas por grupos coreanos resultando em enormes construções/instalações com o recurso apenas a estruturas metálicas e a bandeiras.

Nas várias secções do Festival, uma delas foi dedicada às bandeiras (verticais) criadas por 50 convidados estrangeiros de uma trintena de países. A minha bandeira foi feita a partir da imagem que está em baixo.

Refiro alguns nomes deste grupo, já que não vale a pena mencionar os artistas das restantes secções coreanas e asiáticas, nem os das inúmeras bandeiras com poemas escritos em coreano. São Aldo Castillo, Enilio Morales, Gloria Loya, Ina Bainova, Joaquim Falco, Leda Maria Prado, Marcela Navea, Maria Bonomi, Marisa Marconi, Paulo Von poser, Richard Godfrey e muito outros, desconhecidos em terras lusas.

A propósito do Festival, realizado em Maio de 2010, foi editado um excelente catálogo de 100 páginas, com reproduções das obras dos artistas convidados, das instalações criadas com bandeiras e da cerimónia de inauguração.

O Festival tem um site que, infelizmente, não é muito elucidativo, sobretudo se o compararmos com as imagens que vêm impressas no catálogo. Ainda assim, aqui fica: http://www.flagfestival.kr/


Fernando Aguiar, "Calligraphy" 2006

Sem comentários: