POESIA DIGITAL:
teoria, história, antologias
Depois de ter publicado em 2009 o livro “POESIA ELETRÔNICA: – negociações com os processos digitais”, o professor Jorge Luiz Antonio lança agora uma nova versão desse livro, com o título “POESIA DIGITAL: teoria, história, antologias”.
Segundo Franklin Valverde, “Em Poesia digital: teoria, história, antologias, Jorge Luiz Antonio traz um panorama da história da poesia digital, desde os seus primórdios, em 1959, até os nossos dias, com as mais avançadas e criativas inovações. O autor mostra como os recursos da informática, aparentemente frios e exatos, podem dar uma nova vida ao universo da poesia, ao levar seus produtores e apreciadores a outros caminhos artísticos dentro da chamada cultura digital.”
“Para o autor, “Poesia digital: teoria, história, antologias” é um livro que “estuda um tipo de poesia contemporânea em suas relações com as artes, o design e a tecnologia computacional, que é uma continuação e um desdobramento da poesia das vanguardas, da poesia concreta, visual e experimental”. Segundo o poeta português E.M. de Melo e Castro, a obra traz “claramente a intenção e a ação do autor de realizar uma discussão sobre as razões que podem ser invocadas para o estudo das transformações que o uso das tecnologias estão já a causar no próprio conceito de poesia”.
Jorge Luiz António acrescenta que “Poesia digital: teoria, história, antologias” é um livro acompanhado de um DVD que reúne uma completa antologia de poemas digitais e seus antecessores, apresentando 501 poemas de 226 poetas e 110 textos teóricos de 73 autores, tanto brasileiros como estrangeiros, com cerca de 1500 páginas impressas e eletrônicas, dando um raro panorama do que já foi feito na área da experimentação poética, tanto no Brasil como no Exterior. O DVD mostra que “poesia, arte, design, ciência e tecnologia digital formam o quinteto transdisciplinar que uma parcela dos poetas contemporâneos escolheu para realizar a sua comunicação poética”.
Este livro é uma co-edição da Navegar Editora, de São Paulo, da Luna Bisontes Prods. do poeta John M. Bennett, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo e do próprio autor.
1 comentário:
Fernando,
Bom dia.
Sou Humberto Mello, do Rio de Janeiro, nos conhecemos no Festival de Medellín, em 2001 ou 2002. Tudo bem? Estou produzindo uma exposição chamada TeknosPoiesis e gostariamos de ter um vídeo com algum trabalho seu pra exibir na expo. É possível? Tendo interesse por favor me envie curriculo, foto e o vídeo para ag.urbana@gmail.com
abraços
Humberto
Enviar um comentário