terça-feira, 3 de maio de 2011


POESIA DIGITAL:
teoria, história, antologias

Depois de ter publicado em 2009 o livro “POESIA ELETRÔNICA: – negociações com os processos digitais”, o professor Jorge Luiz Antonio lança agora uma nova versão desse livro, com o título “POESIA DIGITAL: teoria, história, antologias”.

Segundo Franklin Valverde, “Em Poesia digital: teoria, história, antologias, Jorge Luiz Antonio traz um panorama da história da poesia digital, desde os seus primórdios, em 1959, até os nossos dias, com as mais avançadas e criativas inovações. O autor mostra como os recursos da informática, aparentemente frios e exatos, podem dar uma nova vida ao universo da poesia, ao levar seus produtores e apreciadores a outros caminhos artísticos dentro da chamada cultura digital.”

“Para o autor, “Poesia digital: teoria, história, antologias” é um livro que “estuda um tipo de poesia contemporânea em suas relações com as artes, o design e a tecnologia computacional, que é uma continuação e um desdobramento da poesia das vanguardas, da poesia concreta, visual e experimental”. Segundo o poeta português E.M. de Melo e Castro, a obra traz “claramente a intenção e a ação do autor de realizar uma discussão sobre as razões que podem ser invocadas para o estudo das transformações que o uso das tecnologias estão já a causar no próprio conceito de poesia”.

Jorge Luiz António acrescenta que “Poesia digital: teoria, história, antologias” é um livro acompanhado de um DVD que reúne uma completa antologia de poemas digitais e seus antecessores, apresentando 501 poemas de 226 poetas e 110 textos teóricos de 73 autores, tanto brasileiros como estrangeiros, com cerca de 1500 páginas impressas e eletrônicas, dando um raro panorama do que já foi feito na área da experimentação poética, tanto no Brasil como no Exterior. O DVD mostra que “poesia, arte, design, ciência e tecnologia digital formam o quinteto transdisciplinar que uma parcela dos poetas contemporâneos escolheu para realizar a sua comunicação poética”.

Este livro é uma co-edição da Navegar Editora, de São Paulo, da Luna Bisontes Prods. do poeta John M. Bennett, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo e do próprio autor.

1 comentário:

Agência Urbana disse...

Fernando,

Bom dia.

Sou Humberto Mello, do Rio de Janeiro, nos conhecemos no Festival de Medellín, em 2001 ou 2002. Tudo bem? Estou produzindo uma exposição chamada TeknosPoiesis e gostariamos de ter um vídeo com algum trabalho seu pra exibir na expo. É possível? Tendo interesse por favor me envie curriculo, foto e o vídeo para ag.urbana@gmail.com

abraços

Humberto